Humor: Parodiantes de Lisboa

Separadores primários

Durante décadas os "Parodiantes de Lisboa" fizeram sorrir os portugueses. O seu humor fino e mordaz criticou a sociedade, os usos e o regime.

As personagens que povoavam o rádio, como "O BÁUBAU E A FLAUSINA", "JACK TAXAS E O SEU CAVALO CARA LINDA", "MANAS CATATUA", "COMPADRE ALENTEJANO", "MENINO ARNESTINHO", "PATILHAS E VENTOINHA", eram muito mais do que simples figuras ti picas de uma dada região ou de características especiais. Simbolizavam a voz de todos os que sentiam na pele as injustiças da sociedade e as crueldades de um regime.

Mesmo depois do 25 de Abril a voz dos "Parodiantes" continuou a ser de grande importância, funcionando como alerta para os excessos que uma liberdade incontrolada provocava.

Os Parodiantes de Lisboa surgiram em 18 de Março de 1947, graças à determinação, persistência e genialidade de JOSÉ ANDRADE, depois de acabarem as emissões semanais de um jornal humorístico daquela época, intitulado "A Bomba".

Começaram com um programa denominado " Parada da Paródia", que ia para o ar às terças-feiras, às 20 horas, através da Rádio Peninsular, naquele tempo instalada na Rua Voz do Operário.

Com o evento da publicidade, os Parodiantes de Lisboa, começaram a lançar novos programas, ainda nos Emissores Associados de Lisboa.

Assim nasceu o programa "Graça com Todos", no Rádio Clube Português. Este programa chegou a ser transmitido, simultaneamente, em Lisboa, Porto, Madeira, Angola, Moçambique e em muitas estações estrangeiras destinadas aos emigrantes.

Comentários

:) Que saudades... ouviamos os "parodiantes de Lisboa" enquanto almoçavamos. Era obrigatório ter o rádio ligado áquela hora... tudo acaba... velhos tempos...

Não acabaram! Ainda existem, mas chamam-se Novos Parodiantes e passam em algumas rádios que geralmente não ouvimos ou porque estão fora de alcance ou outra razão e são pequenos programas, o seu lugar sim, devia ser ou na Antena1 ou no R C P( "resturado").

José Lopes


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.