Pioneiros da rádio em Coimbra

Separadores primários


PIONEIROS DA RÁDIO EM COIMBRA


Em Coimbra, alem da Emissora Nacional, houve nos anos 40, um conjunto de académicos que se dedicaram às emissões sonoras:

  • Março, 1929 - Posto Radio Coimbra. Este posto de radio amador emitiu um programa de fados e guitarradas com a colaboração de Armando Góis, Artur Paredes e Laurenio Tavares, alem de vários trechos de música clássica por Joaquim de Carvalho, manuel dos reis e Alexandre Nobre.

  • Maio, 1932 - Fundou-se em Coimbra o Radio Clube do Centro de Portugal de que era presidente o Doutor Mário Silva. No primeiro programa difundido colaboraram Jorge de Moaris Xabregas, Alves de Oliveira e José Lopes do espirito santo, componentes do fado de Coimbra.

  • Dezembro, 1932 - No Laboratório de Física da Universidade foi montado um posto de radiodifusão.

  • Julho, 1934 - A Emissora Nacional, recentemente organizada e que era dirigida pelo dr. António Joyce, antigo regente do Orfeon Académico dedicou uma das suas emissões experimentais à música de Coimbra e aos estudantes.

  • Junho, 1935 - No Liceu José falcão começou a funcionar um posto experimental de emissões radiofónicas, estando a montagem a cargo do aluno Vicente de Almeida Eça.

  • Abril, 1947 - No Laboratório de Fonética foi transmitido o Auto da Alma, peça vicentina interpretada pelo Teatro dos Estudantes. Esta transmissão radiofonica foi gravada e emitida pelo Emissor Regional de Coimbra.

  • Maio, 1947 - A revista "Estudos" publicou Encruzilhada, uma peça radiofónica de Rui Vieira Miller, estudante de Direito.

  • Outubro, 1947 - O Orfeon Académico instalou uma aparelhagem de emissões sonoras, na Associação Académica, transmitindo música gravada, palestras e noticiários.


Estes textos são mencionados a partir do Livro "Saudades de Coimbra" de António José Soares da Livraria Almedina

Uma cortesia do "Jornal Rádio"



Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.