O receptor de galena

Separadores primários


A GALENA


Desenho de um receptor de 

galena


A galena surgiu em 1906, quando um coronel do exército norte-americano, H. H. C. Dunwoody, patenteou o detector de cristal.

Consistia num fragmento de galena (sulfeto de chumbo natural), que se ligava a uma antena por meio de um arame fino (bigode de gato). Todo o som transmitido pelo transmissor e captado pela antena, passava pelo cristal e era ouvido através de um par de auriculares.

As freqüências emitidas eram seleccionadas no cristal ou pedra de galena, bastando para isso uma pequena variação na agulha.

Os primeiros radioescutas do mundo todo, inclusive os brasileiros e portugueses nas décadas de 20 e 30, conheceram as audições radiofônicas através das galenas, receptores elementares, na maioria de fabrico caseiro.

Mais tarde, surgiram os alti-falantes que, por sua vez, eram cornetas de som, no mesmo estilo das antigas grafonolas e, posteriormente, embutidos nos receptores.

Mesmo em anos mais recentes, a "Galena" continuou a ser um receptor muito apreciado por todos que se iniciavam na rádioelectricidade, na escuta, ou não tinham dinheiro para adquirir um rádio.


Imagem de um receptor 

de galena


Já quase todos nós construimos um receptor destes e era quase um milagre ter um rádio que não necessitava de qualquer energia para funcionar!


Comentários

É curioso!...Uma Galena!...
Tive uma expiéncia com o rudimentar aparelho nos anos cinquenta.
Fui aliciante e depois de pocurar descrevê-la em artigo no "Jornal da Amarora", editei-a aqui Online no num Post do meu blogue mitalaia,
clicar em http://sol.sapo.pt/blogs/mitalaia/archive/2007/07/07/O-QUE-_C900_-UMA-GA...

Daniel Costa

Olá li a amateria e gostei, tenho uma pedra de galena e gostaria de fazer um radio, será que alguem poderia me ajudar não conheço muito de eletrônia mais sou curioso no assunto.
se puderem me enviar desenhos ajudaria muito.
fiacaria feliz em fazer um radio, pois lembro quando criança e meu pai falava dos radios de galena.
Seria um alembrança boa para recordar.
Grato pela ajuda.
Antonio

;) Quando era menino, fiz vários rádios galena. Tenho ainda os esquemas na cabeça. Entre em contato comigo Alfredo -alsilvacosta21@gmail.com

Quando era menino, fiz vários rádios galena. Tenho ainda os esquemas na cabeça. Entre em contato comigo Alfredo -alsilvacosta21@gmail.com

e que tal um concurso de galenas
aguardo comentarios

Boa Noite
Tambem na minha infancia fiz um. O meu Pai na altura deu-me dois livros de electronica, foram eles " meu primeiro livro de rádio e electrónica e tambem o #meu segundo livro de rádio e electrónica" de alfred Morgan, e ainda me lembro do orgulho com que depois de feito mostrei ao meu pai e lhe pus os auscultadores nos ouvidos para ele ouvir.
Ainda os tenho religiosamente guardados

Cumprimentos

Eduardo Pereira

Quando eu tinha 10 anos, meu pai construiu um receptor de galena e todo mundo, em casa, estava proibido de mexer naquela caixinha misteriosa. Quando meu pai voltava da Lion & Cia, à tarde, jantava e depois ficava ouvindo a única emissora de São Paulo, a "Rádio Educadora Paulista". Belops tempos, em que a gente era feliz e..... S A B I A !


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.