Vozes: Getúlio Vargas

Separadores primários

Imagem: 
Foto de Getúlio Vargas em Julho de 1934

Getúlio Dornelles Vargas nasceu a 19 de Abril De 1882, no Rio de Janeiro, tendo-se formado em advocacia, tornando-se um político influente na cena política brasileira.

Foi chefe civil da revolução de 1930 e presidente do Brasil quatro vezes:
De 1930 a 1934 no Governo Provisório; de 1934 a 1937 no governo constitucional; de 1937 a 1945 no Estado Novo e de 1951 a 1954 como presidente eleito pelo voto directo.

Getúlio era chamado por alguns de "Seu GeGê" e, até hoje, é considerado por muitos como o "pai dos pobres". Para os seus partidários, era o Dr. Getúlio; para os seus opositores, simplesmente "Getúlio". Só foi chamado de Vargas pelos historiadores estrangeiros, os brasilianistas.

A sua doutrina e o seu estilo político foram chamados de Getulismo, ou, pelos brasilianistas, de Varguismo. OS seus seguidores, que até hoje existem, de getulistas.

Suicidou-se, a 24 de Agosto de 1954, com um tiro no coração, no seu quarto, no Palácio do Catete, na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal.

Getúlio Vargas foi o mais controverso político brasileiro do século XX, e a sua influência estende-se até hoje.

Comentários

Oi, sou brasileiro e sinto em te dizer que Getúlio não nasceu no Rio de Janeiro, mas sim no estado do Rio Grande do Sul.


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.