Guerra dos mundos

Separadores primários


A GUERRA DOS MUNDOS


O dia em que os americanos deixaram de acreditar na rádio

A guerra dos Mundos


Sobre o preto e branco de um antigo clássico do cinema, um jornalista de rádio pergunta e o seu interlocutor responde:
"Não creia em tudo o que diz a rádio"

A cena pertence ao filme "Citizen Kane", de Orson Welles e é, por certo, uma terrível ironia pronunciada por quem, três anos antes, havia utilizado magistralmente a rádio para criar o episódio mais impressionante da história da rádio, episódio esse que gerou a maior e mais rápida resposta de quem o ouvia. E isto porque os ouvintes acreditaram na rádio!

O período que vai desde 1934 a 1941 é conhecido nos Estados Unidos como a época dourada da rádio.

Durante essa época os americanos sintonizavam a rádio, inicialmente como entretenimento e forma de conhecer as condições e acontecimentos de outros Estados e do mundo.

Paulatinamente e sem se darem conta, foram ficando cada vez mais dependentes da rádio. Durante esse tempo surgiram mais de 200 emissoras, entre as quais grandes cadeias, como a NBC ou a CBS. A programação era variada, música, política, notícias, concertos, comédia, drama, etc.

Centremo-nos neste último género: as produções dramáticas, ou rádioteatros tal como os conhecemos hoje em dia, que eram, sem dúvida, os programas mais importantes da rádio difusão nos Estados Unidos.

Falaremos em particular de uma delas que mudaria para sempre a história da rádio.

Entretanto os rádioteatros constituiam a maior oferta das principais rádios dos Estados Unidos ocupando mais de 70 horas semanais das quatro cadeias nacionais.

A maior parte da programação era dedicada às mulheres, já que, naquele tempo, eram as que mais tempo estavam em casa fazendo as suas tarefas domésticas e tendo a rádio por companhia.

Esses programas eram patrocinados por empresas de alimentos e fabricantes de sabão, facto que não acontecia por acaso dado o público ouvinte a que se destinavam.

Eram os fabricantes de sabões os grandes promotores dos rádioteatros, daí o facto de ficarem conhecidos como "soap operas", nome que logo foi adaptado à televisão e que denominava as intermináveis séries melodramáticas.

Foram sucesso nesse tempo radioteatros como:

"Backstage Wife"
"The Guiding Ligh"
"Lorenzo Jones"
"Lux Radio Theatre"
"Road of Life"

todos eles contendo relatos da vida doméstica dos americanos.

Em horas nocturnas, quando a familia podia desfrutar da magia da rádio, existiam os chamados dramas de prestígio especialmente baseados em relatos antológicos.

Entre as companhias rádioteatrais, a de maior prestígio era a "Mercury", o "Mercury Theater on the Air" que contava com importantes figuras como Joseph Cotten, Agnes Moorheard, Ray Collins e Everett Sloane, que foram famosos durante décadas.


Mas entre eles o que mais se destacava era Orson Welles já com uma extensa carreira e uma interpretação memorável de "The Shadow". 

Orson Welles

Mas a caracterização mais importante estava para vir! Na noite de 30 de outubro de 1938, domingo, a rádio fez a maior demonstração de força da sua então jovem existência. Foi responsável pela façanha um também jovem e até então quase desconhecido profissional: Orson Welles, que tinha 23 anos de idade.

Com o seu talento, que, pouco depois, iria reafirmar-se com a realização do clássico "Citizen Kane", que adaptou para a rádio - como se os factos estivessem a acontecer na realidade - o livro "A Guerra dos Mundos", de H. G. Wells.

Usando o microfone da rede de Rádio CBS, na programação do Mercury Theater, para o programa do tradicional Dia das Bruxas nos EUA, começou a transmitir um jantar-dançante, o qual, a partir de determinado momento, passou a ser interrompido por sucessivos boletins, cada vez mais dramáticos, descrevendo o desembarque de naves marcianas nos Estados Unidos.

Por uma série de factores, a transmissão teve uma audiência maior do que a normal. A qualidade da interpretação e um contexto histórico carregado de tensões, levaram a um resultado explosivo: um em cada cinco ouvintes não notou que se tratava de uma obra de ficção e parte considerável do público acreditou que a Terra estava realmente a ser invadida por marcianos.

Publica o Jornal Correio do Povo, de Porto Alegre-RS, a 31 de outubro de 1938: "A pesar do speaker ter advertido por quatro vezes durante o programa que se tratava apenas de uma ficção, houve pânico nos Estados Unidos". Milhares deixaram as suas casas, tentando fugir das cidades. O pânico provocou acidentes em série, prejuizos incalculáveis e até suicídios. Nunca mais a sociedade norte-americana olharia a rádio da mesma maneira.

"Guerra falsa na rádio espalha terror pelos Estados Unidos"
Manchete do jornal Daily News de 01.11.38

"... Fizemos o que deveria ser feito. Aniquilamos o mundo diante dos seus ouvidos e destruímos a CBS. Mas vocês ficarão aliviados ao saber que tudo não passou de um entretenimento de fim-de-semana. Tanto o mundo como a CBS continuam a funcionar bem. Adeus e lembrem-se, pelo menos até amanhã, da terrível lição que aprenderam hoje à noite: aquele ser inquieto, sorridente e luminoso que invadiu a sua sala de estar, é um representante do mundo das abóboras e, se a campainha de sua porta tocar e ninguém estiver lá, não era um marciano... é Halloween!"


O programa de Orson Welles continua a ser considerado um dos momentos mais fascinantes da história da comunicação de massa.

Outra imagem de Orson Welles


Comentários

Gostaria de saber se existe alguma industria de radio nos Estado Unidos fabricando modelos de radios antigos, com ou não as novas tecnologias , so conheço a GROSLEY.Se me informarem , ficarei muito grato.
Atenciosamente, Marcio Machado
Belo Horizonte, MG.

'TODA A FICÇÃO UM DIA PODERA TORNAR REALIDADE"

Quando garoto, com 10 anose de idade (1957), fui ao cinema com meu pai e o filme era " GUERRA DOS MUNDOS" que medo tinha monstros extraterrestres.
Bem, o que marcou para mim é que, no filme tinha um sistema de de comunicação VIDEO/RADIO, enquanto o cara falava no radio a imagem do interlocutar estava no video
(esta ficção hoje é a realidade com a Web can, e videos conferencias.

Abraços

Ed.

posuo um hallicrafetrs s42 tipo de antena indicado grato sim exite este e um deles


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.