Histórico: A morte de Hitler

Separadores primários

Imagem: 
Foto de Hitler e Mussolini
Foto da notícia publicada num jornal

"Se não chegarmos a triunfar não nos restará senão, ao soçobrarmos, arrastar connosco metade do mundo neste desastre" - Hitler a H.Rauschning, "Gesprache"

O ambiente no bunker era tenso, sufocante. Passavam mais de cem dias, entre entradas e saídas, que um pequeno grupo de funcionários, oficiais e chefes nazis, estavam lá como lobos ao redor de Adolf Hitler.

Construído nos jardins da Chancelaria do Reich, em Berlim, este abrigo tinha a função de os proteger dos ataques aéreos aliados que devastavam a capital da Alemanha.

Acentuando ainda mais a situação bárbara e claustrofóbica em que viviam, chegou-lhes a notícia que o Exército Vermelho estava às portas.

No dia 18 de Abril de 1945, um colossal exército blindado de tanques, canhões e aviões, dispersou dois milhões e meio de soldados russos para os arredores da cidade. Mais de um milhão deles combateram numa espectacular batalha de rua, contra as derradeiras forças da resistência alemã. Pelo preço de 300 mil baixas, os soviéticos penetraram-na por todos os lados.

Hitler ainda recebeu alguns convidados mais próximos no seu aniversário em 20 de Abril. Há uma foto dele na ocasião. Com a gola do capote levantada, cumprimenta, do lado de fora da Chancelaria do Reich destruída, alguns jovens da juventude nazi que se tinham destacado na defesa desesperada da cidade.

O Führer estava uma ruína humana. A sua tez acinzentou-se, o rosto encovou-se e os olhos adquiriram uma opacidade de semimorto. Para o consolar e sacudir da letargia depressiva em que se encontrava, Joseph Gobbels, seu Ministro da Propaganda, lia-lhe diariamente trechos da "História de Frederico o Grande", de Carlyle, especialmente a passagem onde é narrada a milagrosa salvação daquele capitão prussiano na Guerra dos Sete Anos (1756-63), que escapou do destino dos derrotados devido a um erro ocorrido entre os seus inimigos.

No dia 29 de Abril, deu-se a reunião final. O General Weidling, governador militar de Berlim, e comandante da LVI Panzer Corps, ainda aventou a possibilidade de uma fuga pelas linhas soviéticas, mas Hitler dissuadiu-o. Não tinham nem tropas, nem equipamento, nem munições, para qualquer tipo de operação.

Era ficar e morrer!

O Führer então despediu-se formalmente das pessoas mais próximas que ainda o seguiam até aquele momento. Pressentindo o suicídio, os que estavam no bunker reagiram de uma maneira inesperada. Muitos, depois de colocarem discos, puseram-se a dançar e alegremente, confraternizaram com os demais, como se um esmagador peso, repentinamente, tivesse sido removido de cima deles. O fascínio de feiticeiro que Hitler exercera sobre eles cessara como que por encanto.

Depois do almoço, no dia 30 de Abril, trancou-se com Eva Braun nos seus aposentos. Ouviu-se apenas um tiro. Quando lá entraram encontraram-no com a cabeça Desfeita à bala e com a pistola caída no colo. Em frente, numa languidez de morta, estava Eva Braun, sem nenhum ferimento visível. Ingerira cianeto, um poderosíssimo veneno. Eram 15:30 horas.

Rapidamente os dois corpos, envolvidos num lençol, foram removidos para o pátio e, com o auxilio de 180 litros de gasolina em que os embeberam, formaram, incendiados, uma enorme tocha. Ao redor deles, uma silenciosa saudação fascista prestou-lhes a homenagem derradeira.

Como era de esperar, a notícia espalhou-se rapidamente e a rádio foi o melhor veículo para isso.

A notícia da BBC correu mundo. Entre incredulidade, espanto e uma incontida alegria, a rádio era, mais uma vez, portadora de esperança num mundo melhor e em paz.

Comentários

ESSE HOMEM ERA UM PERVERSO NAO TENHO NADA Q FALAR

EU ODEIO O SIMBLO DO NACISMO EU NAUNCA FUI E VOU SER A FAVOR DO NASCISMO

O HITLER MANDAVA MATAR AS PESSOAS SÓ POR ELAS SEREM DIFERENTE POR ELAS SEREM NEGRAS DEFICIENTES E ETC........ EU ODEIO O
HITLER

Documentario muito interessante
e muito bem redigido, no entanto ha um ponto que discordo um pouco. No inicio se diz que Hitler so teve existencia politica, porque não havia Televisão. Bem...??Então agora não ha televisão?
Querem mais Hitleres do que existe,
infelizmente nem precisamos de ir longe...
Temos no dia de hoje Hitleres que deixariam concerteza o Velho Adolf
de cara a banda.
cumps.
filipe

Hitler é Hitler!!! Reconstruiu uma Alemanha desfeita e mergulhada num cáuz pela derrota na 1ª gerra. O que hitler fêz foi o que achou melhor para a Alemanha. Será que foi só ele que assim o quiz? será que teria tomado conta da alemanha só? Ou será que foi o povo alemão que partilhou das suas ideias?!! o que Hitler fêz foi para tornar numa Alemanha forte e unida.

Hitler é Hitler!!! Reconstruiu uma Alemanha desfeita e mergulhada num cáuz pela derrota na 1ª gerra. O que hitler fêz foi o que achou melhor para a Alemanha. Será que foi só ele que assim o quiz? será que teria tomado conta da alemanha só? Ou será que foi o povo alemão que partilhou das suas ideias?!! o que Hitler fêz foi para tornar numa Alemanha forte e unida.

A burrice é triste. Mais triste é quando se faz uso dela para publicar coisas parvas...
Nota de aminharadio: Onde está a burrice e as coisas parvas? Publicar, relembrar, mostrar aos novos como exemplo a não seguir, uma página negra da nossa história é burrice?

Burrice é esquecê-lo, assobiar para o ar e fazer de conta que não aconteceu nada...

Eh certo que nada justifica uma morte,mas precisamos saber que, nao foi apenas o Adolf Hitler que aniquilou pessoas, a igreja catolica tambem matou muita gente, mas deixamos de lado esse fato. Devemos sempre enxergar as coisas de um outro ponto de vista. Hitler pegou uma alemanha individada, arrasada territorialmente e a reconstruiu de ima forma significante, industrialmente e economicamente. Na minha opniao ele foi um homem muito provedor do nacionalismo, que pregava a naum mistura de 1 povo arrasado.
grato....

Ae parece que ainda existe muita gente disinformada ,lembrando que ele apenas nao exterminava uma outra raça como tambem,fazia experiencias torturas ,pessoas que sabia ou tinha noçao do que estava adiante procurava fazer algo pra se salvar tinha modos especiais de torturas nunca sera certo o errado lebrem disso ,levantou ninguem quer poder nao queremos liberdade ,armunia ,naturalidade eles construiram a depreçao é isso mesmo esse clima que te domina agora graças a tudo temos que precisar do poder mas eu nao as pessoas deveriam adotar ser naturalista para de consumir plantar se torna mais individual e em massa nos mostraremos capazes parar de paga impostos que so criam suinos como o NAZI que nuncam viram como é ter nada foram sempre folgados, metidos você pagam eles compram armas,carros,policiais que te ameaçao que o suborna ,que descrimina ,julga ,bate , prende,tortura ...eles nao sabem de onde tirar mais acabaram com as culturas param pra ver quantas pessoas sao sacrificadas por eles por serem naturais que nao sao contribuintes assim como na epoca de Hitler os contribuintes puxa saco temos que ser mais consiente em saber que os prejuldicados sao mais se todos paracem de sermos contribuintes e se perceber que qualquer lugar você nao vai encontra uma coisa natural se nao nota isso vc ta precisando conseitisa rir e ter nao é tudo é aprender .Por que consumir disnecessariamente vai te torna um tolo do sistema pare de bancar o felizinho

Primeiro aprenda á escrever, para depois dar uma opnião sobre um GÉNIO!

Se me podessem traduzir o que o hitler dizia na gravaçao,. agradecia, nao sei alemao xD

O QUE É ISSO
TO TRISTE EM SABER QUE EXISTIU ALGO TAO PERVESSO, E CRUEL
MOSTRO, DIABOLICO.
ELE PENSAVA QUE ERA DEUS , NAO CHEGOU NEM PERTO E NUNCA CHEGARA.
ELE VAI PAGAR POR TODOS OS SEUS ERROS,MORTES E VIDAS CEIFADAS PELO ODIO ESTE MOSTRO.
NUNCA PODERA SER LEMBRADO COM ALGUEM QUE FEZ O BEM.
E MUITO MENOS DA ELOGIOS A ESTE MONSTRO Q DE TANTO FRACO
TIROU SUA VIDA.


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.