1922 a 1924

Separadores primários


Portugal - 1922-1924


Rádio Lucille, ano  1930



O Doutor Edouard Bramly, nascido em amiens a 23 de Outubro de 1844, estudou nos colégios de St. Quentin e Henrique IV, formando-se na universidade em ciências físicas e em medicina. Membro da Academia de Ciências de Paris e cavaleiro da Legião de Honra, homenagem do governo Francês como reconhecimento pela parte que lhe coube na descoberta da TSF.
De facto, o ilustre sábio deu o maior passo para essa descoberta, o “cohereur”
O doutor Edouard Branly a quem vai ser prestada uma homenagem por ocasião do seu 80º aniversário, dedica-se actualmente aos seus trabalhos de telefotografia e de televisão.

A RADIODIFUSÃO EM PORTUGAL VAI SER REGULAMENTADA - Em harmonia com as deliberações do segundo congresso de electricidade há pouco realizado no Porto, o senhor ministro do comércio nomeou uma comissão que já reuniu, encarregada de elaborar com a maior brevidade possível a regulamentação de radiodifusão [broadcasting].
Felicitemo-nos por essa rápida medida, visto que as resoluções dessa comissão serão, certamente, tomadas na devida consideração por aquela entidade oficial.
Isto quer dizer que, dentro em pouco, a regulamentação da radiodifusão há de ser um facto em Portugal.
Já não era sem tempo!

RÁDIO-ACADEMIA DE PORTUGAL -Demonstrações de aparelhos
Na “Rádio-Academia de Portugal” muito modestamente instalada numa das dependências da Liga Naval no palácio de Palmela no Calhariz, foram inauguradas na noite de quarta-feira última as anunciadas demonstrações de diferentes marcas de aparelhos radiofónicos existentes em Lisboa feitas pelos respectivos vendedores.
Coube a honra de iniciar interessante série ao nosso director senhor Álvaro Contreiras que apresentou um aparelho a ressonância de quatro válvulas, sendo uma detectora, uma em alta frequência e duas em baixa frequência com o competente alto-falante.
De rápida transposição e facilidade de regulação, o referido aparelho fez-nos ouvir durante quase hora e meia, as audições de Madrid, Paris e Londres com uma nitidez e selecção perfeitas o que causou a maior admiração em todos os presentes (sócios e convidados) os quais lhe dispensaram os mais lisonjeiros elogios.
Antes de começar a audição, o senhor António Transmontano de Carvalho, explicador de TSF, fez uma ligeira palestra, demonstrando as origens da telefonia sem fio e suas variantes, referindo as várias fases progressivas de ciência que tanto assombra a maior parte da humanidade.
Explicou ainda, nas suas linhas gerais, qual a construção do aparelho e seu funcionamento, em seguida ao que se deu começo às audições que acima relatamos.
Assistência pouco numerosa (o que é muito para lamentar) mas o suficiente para encher a espécie de saleta onde se realizava a inauguração de que nos estamos ocupando.
A ideia da “Rádio-Academia de Portugal” muito para louvar provocando a demonstração e conhecimento dos vários aparelhos estrangeiros aos seus associados em especial, não se limitará aos profissionais da rádiotelefonia. Abrange também os aparelhos construídos pelos nossos amadores que ali terão ocasião de mostrar os seus estudos e trabalhos identindo-se assim no espírito destes o gosto pela revolucionária ciência.
A segunda demonstração de aparelhos efectuou-se na noite de ontem e a ela nos referiremos no próximo número.
Ao terminarmos estas notas vimos lembrar aos radiófilos a conveniência de se associarem àquela Academia que só tem por fim desenvolver a TSF no nosso país.

COMUNICAÇÕES INTERNACIONAIS – O EXCLUSIVO EM PORTUGAL - A lei que concede o exclusivo das comunicações internacionais a uma companhia portuguesa a formar-se, foi publicada no diário do governo nos dias 14 e 25 de Agosto e 16 de Novembro de 1922.

POSTOS CONSTRUÍDOS POR AMADORES - Gostosamente publicaremos as descrições, esquemas e fotografias dos postos construídos por amadores existentes em Portugal desde que venham acompanhados de todos os detalhes bem claros e fotos nítidas e bem assim indicando os resultados obtidos..

DE TODO O MUNDO


AMÉRICA - Uma nova instalação de radiodifusão se projecta instalar em New York que transmitirá com a potência de 50Kw.

RECLAMO ORIGINAL – Em New York foi anunciada a venda de uma quinta acrescentando-se que a mesma “estava esplendidamente situada para recepções radiotelefónicas ouvindo-se perfeitamente com uma só lâmpada a estação emissora de S. Francisco, na Califórnia”.
Por aqui se nota o elevado entusiasmo dos americanos pela rádiotelefonia não sendo para estranhar que num futuro muito próximo as habitações na América só sejam alugáveis quando possuam postos próprios de telefonia sem fios.

Entre os milhares de aparelhos radiotelefónicos apresentados na grande exposição da “Madison Square Garden” em New York realizada em outubro último houve um que causou a maior admiração entre os assistentes. Tratava-se de um alto-falante de dimensões tão reduzidas que fácilmente se podia ocultar na mão, mas cuja a voz se ouvia distintamente a uma distância de cinco metros.

RUSSIA - Na Russia foram inauguradas quatro estações radiotelefónicas para concertos em Aborok, Saratoff, Simjeropol e Kharkof, cujos indicativos são respectivamente: RAN, RAP, RAT e RAZ.

ALEMANHA – Na região de Berlim foram registados até hoje 120 mil postos de recepção de amadores.

ITÁLIA - O novo posto radiotelefónico de Milão terá o comprimento de onda de 650m.
O célebre professor Bellin aceitou a presidência de honra da “Internacia Radio Associo” que é a organização internacional para a adopção geral do Esperanto como língua de TSF.

BÉLGICA - A estação rádiofusora de Bruxellas “Radio Belgique” vai dar uma nova orientação às suas emissões. Assim haverá conferências em espanhol, sessão mensal dedicada à Espanha, concertos de órgão e retransmissão de obras teatrais, concertos e conferências que se efectuam em Madrid, “soirée” literária semanal em honra de escritores belgas, selecção de obras dramáticas, etc.

ESPANHA - A “Associación Radio Española” de Madrid, a qual é constituída por amadores, vai ter à sua disposição uma nova estação emissora cuja a inauguração se fará durante a quinzena corrente. A nova estação radiará, de preferência, espectáculos públicos, o concerto das bandas militares durante o render da guarda do palácio real, o da banda municipal do retiro e em Rosales, audições de teatro, etc.

Para a próxima exposição exclusivamente destinada a aparelhos construídos por amadores a realizar em Madrid, têm sido enviados numerosos modelos de vários e originais sistemas alguns dos quais manifestam extraordinário progresso na técnica rádiodifusora do país vizinho.
Na noite de 1 do corrente o antigo amador radiotelefónico e oficial dos telégrafos de Madrid, senhor Garcia Aybar, realizou uma conferência na “Associación de Antiguos Alunnos de la Florida” subordinada ao tema: “Divulgação radiotelefónica”, que fez acompanhar de experiências demonstrativas.

A empresa “Radio-Ibérica” melhorou considerávelmente as suas emissões reorganizando os seus programas gerais.
A “Rádio-Ibérica” vai brevemente prestar homenagem a Jacinto Benevente, sendo natural que se faça a radiodifusão das principais cenas da comédia “Los interesses creados” da autoria do insigne dramaturgo.

Madrid vai ter uma nova estação rádiofusora que se denominará “Radio España” e ficará sendo uma das melhores da Europa. Ainstalação está sendo executada no edifício da Gran via, devendo a sua inauguração realizar-se ainda na presente semana. Vamos, pois ouvir, novas audições de Madrid que tanto nos deliciam com os seus concertos.

A estação emissora de Barcelona EAJ1 Western 650W efectuou já as suas experiências de transmissão que foram coroadas de êxito. O seu comprimento de onda é de 325m.

A estação “Radio-Ibérica” de Madrid que sofrera uma pequena avaria, recomeçou na segunda-feira passada as suas emissões.

FRANÇA - A data de encerramento para os que desejem tomar parte do concurso organizado pelo radio-club de France, foi fixada definitivamente para o dia 31 de Dezembro próximo. Este concurso destina-se a premiar os melhores expositores que explicarão ao público não especializado o funcionamento dos postos de emissão e de recepção da TSF.

Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.