1925 (Pg2)

Separadores primários


Portugal - 1925



Galena 1916, museu RDP



Os amadores da Gran-Bretanha, dos Estados Unidos e do Canadá, teem mais possibilidade se se manter em contacto com uma reduzida potência de transmissão em qualquer momento durante as vinte e quatro horas, se, naturalmente, as condições atmosféricas forem favoráveis.
O ponto mais curioso nos trabalhos de 20 metros, é a extrema simplicidade do aparelho necessário, pelo menos no que diz respeito á recepção.”

A RÁDIO NOS ESTADOS UNIDOS E CANADÁ - Para dar uma ideia do formidável incremento da radio-difusão nos Estados-Unidos e Canadá, em comparação com o resto do mundo, basta dizer que n’aqueles dois paízes existem umas 600 estações emissoras ao passo que todas as outras não passam dum total de 50.

GUERRA AOS AMADORES - Atualmente na Inglaterra faz-se uma guerra sem quartel contra os amadores que perturbam as audições com o uso e abuso de reacção excessiva na antena.
A Associação, por intermédio dos amadores, comunicou o facto ao Ministério dos Correios e Telégrafos, fazendo notar os graves inconvenientes resultantes e oferecendo-se para descobrir os perturbadores empregando aparelhos receptores de sistema directivo, montados em automóveis.

TRANSMISSORA DE GRANDE POTÊNCIA - A General Electric da America do Norte contratou com o governo japonês a construção duma transmissora de grande potência, com uma energia de 80 kilowatts na antena. A estação foi projectada para manter em constante comunicação todas as diversas estações navaes do Japão e funcionará com um cumprimento de onda de 12.500 metros. As transmissões fazer-se-hão com uma velocidade de 100 palavras por minuto.

NOVA ESTAÇÃO - Será inaugurada em Julho proximo a nova estação austríaca de Ravag, próximo de Viena

CASAMENTO - Realisou-se recentemente o primeiro casamento por T.S.F.! O bizarro acontecimento teve lugar nos...Estados-Unídos, é claro! O sacerdote estava em Boston e os futuros em Portland

Nos jardins públicos de Bombaim (India Inglesa), foram instalados enormes alto-falantes que recolhem as emissões do pais. À hora dos concertos junta-se uma multidão colossal em volta dos aparelhos para escutar o programa.

The Cooper and Brass Research Assotiation da Australia, calcula que teem sido absorvidas na construção de aparelhos de T. S. F. umas 2.500 toneladas de cobre. Supõe que esta quantidade de metal continuará a ser absorvida anualmente durante cinco anos consecutivos.

Anunciam que no dia 10 de junho próximo, todos os postos da B. B. C. transmitirão a melh’or musica militar inglesa. Será transmitida a -Military Command Learchlight Fatoo” por mais de 1200 músicos com 200 tambores. A transmissão começará ás 21 e 30, e todos os amadores poderão ouvir, além dessa, o reportorio militar inglês.

Tanto em Inglaterra como em França os auditores manifestam um grande descontentamento pelo abuso das conferencias

O conhecido inventor americano ]. Reinartz acaba de descobrir fenómenos inéditos de ultra alta-frequencia.

O governo suisso autorisou os viajantes a trazer nas suas bagagens o seu posto de recepção. Devem apenas fazer um pedido indicando as características do aparelho. A companhia dos Telégrafos e Telefones de Berne concorda com a permissão alfandegária.

Vai ser inaugurada brevemente a primeira estação radiodifusora na Romania. A construção começou já nos arredores de Czernowitz.

A estação de Madrid transmite atualmente todos os domingos de manhã, uma cerimonia religiosa.

O vapor americano Niagara conseguiu manter comunicação permanente com Sidney, na sua viagem desta cidade para Vanconver, durante todo o trajecto, graças a um sistema de ondas dirigidas.

Um proprietário de Wisconsin (Estados Unidos) escreveu á estação de W C C O participando-lhe que as suas vacas pareciam manifestar uma preferencia mais acentuada pelo jazz-band que pela musica clássica.

No Congo Belga vão ser estabelecidas 3 estações radiofónicas de 10 kw aproximadamente, nas cidades de Coquilhatville, Umaugi e Albertville, devem estar em exploração na primeira metade de 1926.

Nos Estados-Unidos são numerosas as estações emissoras que transmitem á hora do primeiro almoço, a primeira emissão.
O posto de Newark (WQR) faz proceder esta emissão, duma lição de cultura física em musica. O professor executa os movimentos deante do microfone de maneira que os alunos possam ouvir a sua respiração e respirar com ele.

Na Suissa, em 1911, havia apenas três postos receptores com a respectiva licença, este numero subiu a 207 em 1921 e a 980 em
1923. Em Janeiro de 1924, contava-se 1.194 postos.
A montagem da estação emissora de Zurich-Hongg, fez com que em Dezembro do mesmo ano o numero de licenças subisse rapidamente para 17.000 aproximadamente.

A nova estação a construir-se em Londres, será de 10 kilowatts.

RÁDIO-TOULOUSE - Este magnifico posto emissor, recentemente inaugurado, tem as seguintes características:
Tem uma potência de dois kilowatts-antena
e a onda actualmente empregada é de 200 metros.
A estação, cujo nome oficial é Radio-Toulouse é propriedade da Sociedade Regional de Amadores ”A Radiofonia Midi” e iniciou as suas provas em fins do passado Abril, que deram e continuam a dar óptimos resultados. Construída pela Sociedade Francesa Radioelectrica, está situada a cerca de dois kilometros da cidade de Toulouse, numa altitude de 60 metros.
A antena é sustentada por dois mastros metálicos de 35 metros.
O alcance diurno é de 700 kilometros aproximadamente. De noite foram registadas todas as recepções a mais de 2.000 kilometros.
Com excepção da emissora da Torre Eiffel, a estação de Toulouse é a mais potente que existe em França.
Será inaugurada muito brevemente.

Nas festas recentemente feitas em Roma para a canonisação da Santa Tereza do Menino Jesus, o Papa pregou, urbi et orbi, não como outrora do alto do púlpito de S. Pedro, mas sim por meio dum microfone.

Fundou-se na Áustria uma união radio independente com o titulo de Freie Radiobund, que agrupa a maioria das pequenas sociedades e clubs de radio. A união dispõe dum laboratório magnificamente organisado, alem dum serviço de informações onde os radiofilos poderão encontrar todas as informações técnicas e jurídicas que necessitem.

Segundo jornais ingleses, cada válvula transmissora das estações da B.B.C. custa três shillings por cada hora de funcionamento.

Prosseguem os preparativos da expedição ás regiões árticas levada a efeito pelo conhecido aviador americano Mac Millan. Ficou assente que a expediçõo levaria um posto emissor que transmitirá todos os domingos entre as 10 e 14 horas (hora da America Oriental). O comprimento de onda empregado será de 20 metros em pleno dia e de 40 ou 80 metros durante a noite.

A Sociedade Thomson Houston Co., construiu em Paris uma estação radio-difusora, cujas provas se estão realisando.
As emissões fazer-se-hão entre as três e as seis da tarde, com 200 watts de potência, e 430 metros de onda.

Um novo record para a história da Radio-telefonia : os alunos do Colégio de Haverford (pensilvania) jogaram com os da Universidade de Oxford, em Inglaterra, um campionato de xadrez, por telefonia que decorreu sempre normalmente.

Na Inglaterra estão-se efectuando actualmente transmissões radio-telefonicas utilisando comprimentos de onda menores que um metro. AH agora, estas ondas extra-curtas apenas Se haviam utilisado em ensaios de laboratório, sem nunca haverem entrado em terreno pratico.

Sabemos que foi inaugurado no dia 1 de Junho (1925) a primeira estação, radio-difusora da palestina, em Jerusalém.
Faltam-nos detalhes e caracteristicas da estação que indicaremos aos nossos leitores logo que as tivermos.

A Espanha estabeleceu umHvasto plano para o desenvolvimento da radiotelefonia. Esse plano que deve ser executado durante os anos de 1925, 1926 e 1927 é o seguinte: construcção de estações de 4 a 8 kw em Madrid, Barcelona, Sevilha e Valência ; de 1 a 4 kw em Corunha, Oviedo, Santander, Bilbau, San Sebastian, Saragoça e Murcia ; de 1 1/1 a 2kw em Pamplona, Lagreno, Valladolid, Salamanca, Córdova, Málaga, Cádiz é Santa Cruz de Tenerife. Algumas destas vinte e uma estações foram já construídas este ano.

A B.B.C. propõe-se instalar alternativamente um microfone nas principaes estações balneares, permitindo assim aos amadores ouvir os ruídos dos mergulhos, das orquestras, e as conversações dos banhistas nos passeios. Estes programas serão emitidos provavelmente todas as quintas-feiras durante a estação calmosa.

A policia de Liverpool acaba de terminar um inquérito sobre os efeitos da Radiofonia nos bars e em todos os locais onde se bebe.
Por esse inquérito ficou-se sabendo que os consumidores, entregues á audição dos radioconcertos se esquecem da bebida! A policia encoraja a instalação de postos receptores nos cafés e locais análogos.

O Rei Jorge V de Inglaterra ofereceu ao pessoal das suas cavalariças um receptor radiotelefonico que é uma maravilha pelo seu rendimento notável.

Vai brevemente ser inaugurada uma nova estação de radiofonia na região de Spitzberg. que transmitirá observações meteorológicas, Fica sendo a estação mais setemptrional do mundo.
A mais meridional é a que acaba de ser instalada ao sul da ilha Orhney que pertence á Argentina. O indicativo é L H T e está sendo empregada em serviço do governo.

Estão quasi terminados os trabalhos de montagem da nova estação que vai ser inaugurada em San Sebastian.

A companhia inglesa de radio-difusão vai construir uma emissora única e exclusivamente destinada a conferencias, leituras, emfim, a tudo que diga respeito a oratória.

A Escola de Agricultura do Estado de Kansas (U. S. A.) fundado há perto dum ano conta atualnente mais de mil estudantes que seguem o curso, na sua própria casa, por T.s.F.
Um grande numero deles acabam de receber o seu diploma atestando que fizeram os seus exames de maneira absolutamente satisfatória. São, em maior parte, colonos e rendeiros do Kansas.
Os cursos são emitidos de tarde e cinco vezes por semana.

Na America foi recentemente pronunciado um discurso que, radio difundido, se ouviu numa praça publica com um colossal altofalante medindo 9 metros de circunferência no pavilhão. A voz ouvia-se num raio de 25 quilómetros quadrados.

As experiências da estação de Oslo (Cristiania) deram magnificos resultados.

O Hotel Picadilly de Londres, seguindo o exemplo dos grandes hotéis norte-americanos, fez instalar em 250 quartos, uma rede radiotelefonica receptora. Uma central também instalada, fez distribuir pelos quartos os concertos ingleses e estrangeiros.

Anuncia-se a creação na Irlanda de duas novas estações emissoras, uma em Dublin e outra em Cork. Devem ser inauguradas no corrente ano, sendo a segunda de ”relais”.

Em Genebra deve brevemente ser inaugurado um posto emissor para a transmissão de noticias em Esperanto.

O posto de Radio-Toulouse inaugurou já as suas emissões. Comprimento de onda 298 metros. Emite às 11.30, 16.45, e 19.45, informações diversas e ás 11,45 e 20 horas, concerto. Hora de Greenwich.

Quando da ultima chegada a Liverpool do paquete ”Montrose”, a policia conseguiu deter um passageiro cuja presença tinha sido assinalada pela T.S.F.

A Sociedade Thomson Houston C.° construiu em Paris uma estação radiodifusora, cujas provas se estão fazendo atualmente.
As emissões far-se-hão entre as três e as seis da tarde, com 200 watts de potência, e 430 metros de onda.

Os passageiros do transatlântico ”Aguila” chegado há dias a Liverpool, declararam que no dia da abertura da exposição do Império, ouviram perfeitamente o discurso do rei de Inglaterra quando o navio navegava no golfo da Biscaya.
A audição foi tão nitida e produziu tal entusiasmo a bordo, que foi enviado um radio de saudação a S. M., recebendo-se depois a ré resposta, na qual se desejava a todos os passageiros e tripulantes uma viagem feliz.

Na Inglaterra estão-se efectuando atualmente transmissões radiotelefonicas utilisam comprimentos de onda menores que um metro. Até agora estas ondas extra-curtas apenas haviam utilisado em ensaios de laboratório, sem nunca haverem entrado em terreno pratico.

A Companhia Inglesa de Radiodifusão está montando uma super-estação receptora no condado de Kent, perto de Bromley, destinada a receber as melhores estações americanas e europeias com o fim de as poder retransmitir com as estações inglesas.

A grande empresa americana ”Ford” c a que mantém o sistema radiotelefonico particular mais extenso e completo que existe, utiliza-o para coordenar os serviços das diversas industrias que explora. As fabricas, ateliers, armazéns, comercio, navios, minas, caminhos de ferro, etc., desta empresa estão em comunicação constante por meio de emissões radiotelefonicas, para as quaes é usado um código secreto.

As casas comerciaes de Radiotelefonia na America do Norte, que começaram, como todas começam, por expor na vitrine o diverso material e receptores, exibem presentemente instalações completas de transnissão e recepção, que o publico pode utilisar, recebendo e transmitindo.

As principaes universidades americanas (Columbia, Pittsburg, Kansas, Louisville, etc.,) transmitem diariamente vários cursos por radiotelefonia. A Escola Agrícola de Mabattan. difunde também diariamente noticias de agricultura pratica interessando aos amadores que são lavradores.

O posto emissor espanhol da Union Radio (430 metros de onda, e 1500 watts de potência) foi inaugurado oficialmente no dia 17 de junho pelo Rei Afonso XIII que pronunciou ao meio dia, diante do microfone, uma brilhante alocução.
O posto Union Radio está instalado num dos mais belos bairros da capital: a antena domina o magnifico estabelecimento dos armazéns Madrilenos, fazendo a admiração de todos os técnicos convidados a visitar as soberbas instalações.
Todas as altas prsonalidades de Madrid assistiram a esta festa no decorrer da qual foi dado um concerto de gala, muito brilhante.

O jornal inglês Morning- Post insere actualmente sob a rubrica de criticas uma Critica Radiotelefonica. Uma prova evidente de que a Radiotelefonia entrou já completamente nos hábitos indispensáveis.

A estação de Viena vai brevemente retransmitir os concertos dados por Chelinsford (5 X X). A retransmíssão será feita em 530 metros.

No próximo mês de Setembro (1925) realisarse-ha uma Conferencia Nacional nos EstadosUnidos com o fim de resolver a questão da Radio-difusão na America do Norte, considerada já um exagero, no que diz respeito ao numero de estações emissoras.

Durante este mês Londres transmitirá um programa turco, completo. Compreenderá cantos populares da Anatolia, gritos da rua em Stamboul, bem como exemplo dos dois mil dialetos que se falam em Constatinopla.

A emissora de grande potência de Daventry, será inaugurada oficialmente no dia 30 de Junho.

No México está sendo organisada a Sociedade Nacional para a radiodifusão.

Durante as ultimas manobras realisadas pela esquadra americana foram transmitidas fotografias pela Radio, das mesmas manobras de Honolula para New-York, ou seja a uma distancia de 5000 milhas.
Na operação gastaram-se uns vinte minutos, sendo excelente a reprodução.

O conhecido constructor de lâmpadas de T.S.F., M. Mijers, está procedendo ao estudo da construção de um novo tipo de válvula receptora, na qual é iliminado o vácuo, que até agora se considerava indispensável para o funcionamento das mesmas.

No dia 2 de Agosto, a famosa orquestra do Savoy Hotel de Londres dará um grande concerto na Sociedade Real Holandesa de Zoologia em Haya, que será radiodifundido para o Continente. Deve ser, julgamos, um verdadeiro acontecimento.

Vai realisar-se em Machester uma exposição de T. S. F. Deve inaugurar-se no dia 14 de Outubro para encerrar em 25 do mesmo mês.

Na Alemanha, o montante de licenças pagas pelos possuidores de aparelhos é actualmente de um milhão de marcos-ouro. Só num mês, o aumento foi de 37.000 marcos.
Em Berlim são concedidas diariamente uma media de 640 licenças.

Na Áustria, devem ficar concluidas este verão mais três estações em Salzburg, Klagenfurt e Innsbruck.

Na Suécia, estão em construção mais duas estações em Orobro, que servirão de ”relais” para os programas de Estocolmo.

Prosseguem activamente os trabalhos das estações irlandezas em Cork e Dublin, provavelmente concluídos no próximo Natal.
O custo aproximado é de 9.000 libras.

O governo grego acaba de dar autorisação para a recepção de amador. Todavia, é proibido receber ondas superiores a 2.000 metros.

Na Rússia existem seis mil clubs operários e doze mil salas de leitura munidas de postos receptores.

Existem atualmente na Holanda mais de 45.000 auditores de T.S.F.

A ESTAÇÃO RÁDIO-TOULOUSE - A imprensa franceza dedica grandes elogios á Estação emissora Radio-Toulouse, instalada pela Sociedade Regional ”Radiophonie du Midi”.
As emissões desta nova estação ouvem-se em toda a França, particularmente em toda a região sudoeste, sendo os programas d’um considerável valor artístico e educativo.
A Sociedade introduziu uma curiosa inovação : organisou emissões periódicas dedicadas a cada um dos departamentos onde ”RadioToulouse” se ouve em alto-falante, retransmitindo nelas as sessões dos Conselhos Oeraes de Aude de Ariége, de Oers, de Farm, dos Altos Pirineus, dos Baixos Pirineus, de óorona e de Lot.

Os comprimentos de onda das emissões inglezas não são sempre exactas.
Os postos tem a concessão de uma variação de 1 Ou 0/1 para mais ou para menos.
Assim, por exemplo, New-Castle, cujo comprimento de onda oficial é de 400 metros,-pode ser recebido algumas vezes em 396, outras em 404 e intermédias.

O celebre naturalista inglês Mr. Howard Sinkeon durante uma viagem pela Terra do Fogo, utilisava um fortissimo receptor T.S.F.
Numa ocasião em que o aparelho recebia em alto falante uma emissão de Buenos Ayres, os indígenas assustaram-se tanto que desataram a correr apavorados, dando imenso trabalho A
sossegá-los.
Dias depois, Mr. Howard, encontrou o seu posto reduzido a pó impalpável.
Os indígenas tinham-no destruído, para evitar diferentes distúrbios entre as tribus, segundo disse um dos chefes.

Muitos ” Taxis” londrinos estão providos de postos receptores.

Em Buenos Ayres, existem montados nos principais jardins públicos, fortes altos falantes.
Estes postos são propriedade dos donos dos ”bars” quiosques etc., que assim vêm aumentar os seus fregueses.

Uma fabrica de tabacos em S. Francisco da Califórnia, montou numa das suas oficinas, um posto transmissor que emite charadas, enigmas, etc.
Pelas decifrações enviadas entrega magníficos charutos.
É a ultima palavra em reclame.

A Holanda conta presentemente 45.000 radiofilos.

Na câmara dos Lords, em Inglaterra, vão ser instalados altos falantes, para difundirem os discursos emitidos pelos microfones colocados á direita e á esquerda da tribuna dos oradores.

A expedição americana, comandada por Mac Millan e que procura atingir o pólo Norte, empregará para esse efeito, três aviões munidos de aparelhos de T.S.F. As transmissões terão lugar ás 11, 13 e 23 horas (hora americana) em comprimentos de onda de 37, 44, 23 e 17 metros. O chefe da equipe dos operadores de T. S. F. é o celebre amador americano Reinart/.

Varias casas comerciais inglezas presenteiam os seus fregueses com curiosissimos aparelhos de galena do formato de uma cigarreira.
Estes receptores são tão aperfeiçoados que se ouvem com eles emissões a muitos quilómetros.

Uma expedição de geólogos inglezes que fazem estudos no Thibet transmitem semanalmente pela T.S.F., o resultado das suas investigações á estação receptora da Universidade ingleza de Calcutta.

A policia holandesa apreendeu ha dias vários aparelhos receptores, consignados a um industrial de Amsterdam.
Os nossos leitores ficarão decerto admirados e preguntarão porquê.
Afinal, satisfazendo a curiosidade dos nossos leitores, porque esses ocultavam remessas de soporiferos perigosos.



Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.