Pioneiros da rádio - Pg1

Separadores primários


OS PIONEIROS NO MUNDO DA RÁDIO



Réplica do transmissor


Página 1 de 4
  • Ernst F. W. Alexanderson
  • Nascido em Upsala na Suécia em 1878, foi Radioengenheiro da General Electric onde ficou mundialmente conhecido pelo seu trabalho no "Alternador de Alta Frequência" o qual inseriu a américa no campo da radiocomunicação. Durante os seus 46 anos de trabalhos, tornou-se o inventor mais activo da companhia recebendo um total de 322 patentes. Produziu invenções nos campos da electrificação de caminhos de ferro, motores, transmissão de energia eléctrica, telefonia, propulsão elétrica de navios, além do trabalho pioneiro em rádio e televisão. Em 1904, Alexanderson foi contratado para construir uma máquina de alta-freqüência que operasse a altas velocidades e produzisse uma onda contínua. Antes da invenção do seu alternador, o rádio era somente um transmissor de pontos e traços transmitidos por ineficientes máquinas de faísca. Depois de dois anos de experiências, Alexanderson finalmente construiu uma máquina de dois quilowatt, com frequência de 100,000 ciclos ( actualmente a unidade de frequência é o Hertz "Hz" ) . Foi instalado na estação de Fessenden em Brant Rock, Massachusetts, na véspera do Natal de 1906. Permitiu que a estação transmitisse um sinal de rádio que incluiu uma voz e um solo de violino. O nome de Alexanderson também está registado na história devido aos estudos pioneiros no campo da televisão. Em 5 de junho de 1924, transmitiu a primeira mensagem de fac-símile pelo Atlântico. Em 1927 organizou a primeira recepção residencial de televisão na sua própria casa em Schenectady, Nova Iorque, usando uma luminária de néon de alta freqüência e um disco perfurado. Fez a primeira demonstração pública de televisão em 13 de janeiro de 1928.


  • Edward Victor Appleton
  • Nascido na cidade de Bradford ( Inglaterra ) em 1892, foi um grande especialista em válvulas termoiônicas e de grande prestígio na Inglaterra.


    Graf George Von Arco

    Nascido em Grassgorschutz ( Alemanha ), foi um dos inventores do sistema Slaby-Arco de telegrafia sem fios. Durante o congresso Internacional de Radiotelegrafia de Londres em 1912, apresentou um alternador de alta frequência.


  • Edwin Howard Armstrong 1890-1954
  • As invenções do engenheiro Edwin Howard Armstrong são tão importantes que ainda nos dias actuais, faz-se uso das suas descobertas no rádio e televisão. Armstrong formou-se em engenharia eléctrica na Universidade de Columbia, em Nova Iorque em 1913. Enquanto estava na faculdade, inventou o circuito regenerativo que foi o primeiro receptor amplificado e o primeiro transmissor de onda contínua. Em 1918, inventou o circuito superheterodino, um meio altamente selectivo de recepção, converção, e amplificação de sinais fracos de ondas electromagnéticas em alta frequência. A realização dele foi ( em 1933 ) a invenção da modulação de freqüência, agora conhecida como rádio de FM. Durante a segunda guerra mundial, Armstrong cedeu livremente o uso das suas patentes ao exército americano. Teve que se defender de DeForest na justiça pelas suas invenções, tendo ganho a causa anos mais tarde. Armstrong suicidou-se em 1954.


  • Louis Winslo Austin - PH.D
  • Nascido em 30 de outubro de 1867 em Ordwell, notabilisou-se pelos seus trabalhos nas medidas de correntes em alta frequência.


  • Edouard Belin
  • Cientista Francês, inventor do primeiro sistema prático de transmissão de fotografia por rádio. O sistema podia ser usado para enviar fotografias por cabos, linhas telefônicas e igualmente por rádio.


  • Emile Berliner 1851-1929
  • Emile Berliner foi o inventor do microfone que se tornou parte do primeiro telefone da BELL. Outro invento seu foi o gramofone, primeira máquina de gravar e tocar discos. Nascido em Hanover, Alemanha, Berliner chegou à cidade de Washington em 1870 com 19 anos. Estudou física no Cooper Institute (agora Cooper Union) enquanto ajudava num laboratório químico. Na maior parte do seu tempo de estudante, foi vendedor de secos e molhados.


    Cilindro de Edison


    O gramofone de Berliner diferiu dos seus contemporâneos por ter usado um disco plano para registar o som no lugar do cilindro proposto por Edison. O disco plano permitiu tornar a produção mais barata alem de proporcionar a duplicação em massa. O gramofone de Berliner e o método de duplicação dos discos foram adquiridos por Victor Talking Machine Company, (RCA). Berliner fundou a Deutsche Grammophon e a Cia. de Gramofone da Inglaterra Ltd, ( Britain's Gramophone Co., Ltd )para comercializar os seus dispositivos na Europa. A marca registada, depois adoptada pela RCA, era uma pintura divertida do seu cão , chamado "Nipper", escutando ' a voz do seu mestre.


  • Alexander Graham Bell 1847-1922
  • A invenção e a pesquisa do telefone por Alexander Graham Bell deu-se em função da sua intenção em melhorar o telégrafo. Nascido em Edinburgo, Escócia, o inventor passou um ano numa escola privada, dois anos na escola secundária Real de Edinburgo (onde se formou aos 14 anos), tendo assistido a algumas conferências na Universidade de Edinburgo e na Faculdade Universitária em Londres, mas era ecencialmente um autodidata. Não sendo um perito com as suas mãos, Bell tinha dinheiro suficiente para pagar e inspirar Thomas Watson, um jovem construtor, mecânico e fabricante de modêlos que o ajudou entusiasticamente a inventar um aparelho para transmitir som através da electricidade. Em 6 de abril de 1875, é concedida uma patente para o telégrafo múltiplo que enviava dois sinais ao mesmo tempo. Em setembro de 1875 ele começou a escrever as especificações para o telefone. Em 7 de março de 1876, o Escritório de Patentes norte-americano concedeu-lhe a Patente n 174.465 cobrindo o método de transmitir voz ou outro som telegraficamente atravez de ondulações eléctricas, semelhante às vibrações do ar provocadas pelos sons vocais. Depois de inventar o telefone, Bell continuou com as suas experiências em comunicação que culminaram na invenção da Fotofone ( transmissão de som num feixe de luz - um precursor dos sistemas de fibra óptica de hoje ) . Também trabalhou em pesquisas médicas e técnicas pedagógicas para comunicação com deficientes visuais. O alcance do gênio inventivo de Bell só é representado em parte pelas 18 patentes concedidas em seu nome e outras 12 que ele compartilhou com os seus colaboradores. Entre estas, incluíram-se 14 para o telefone e telégrafo, quatro para o Fotofone, um para o fonógrafo, cinco para veículos aéreos, quatro para hidroaviões, e dois para uma bateria de selenium. Em 1888 ele fundou a National Geographic Society.


  • Dr. Etore Bellini
  • Nascido na cidade de Foligno, Italia em 1876, foi um prestigioso engenheiro eléctrico da marinha italiana e chefe do Laboratório Eléctrico Naval. Teve grande participação juntamente com o Cap. Tosi, no invento do Radiogoniômetro, um sistema para encontrar a direcção de sinais de rádio.


  • Edouard Branly 1844-1940
  • Físico francês e médico, estudou os impulsos nervosos que o levou a desenvolver o ' Coherer ', um dispositivo para detectar sinais de rádio. Esse dispositivo era um tubo de vidro cheio de limalhas de metal e dois eléctrodos. O dispositivo diminuia a resistência na presença de energia eléctrica, quando as limalhas se aderiam ( ou ' cohered' ). Muitos coherers utilizavam uma espécie de martelo pequeno para bater no tubo depois de cada sinal recebido, separando as limalhas e aumentando a resistência em preparação para o próximo sinal. Em colaboração com o conde George Von Arco que fora seu assistente, em Charlottenburg, fundou a Slaby-Arco que acabou por se fundir com a Braun e a Siemens dando origem à empresa alemã Telefunken. Marconi utilizou o coherer na maioria das suas estações de rádio nos primeiros anos dos seus estudos na transmissão de sinais sem fios ( 1900 ).


  • André Marie Ampère 1775-1836
  • Cientista francês, conhecido pelas suas importantes contribuições no estudo da electrodinâmica. Daí veio o nome ampère (A) para a unidade de medida da intensidade da corrente elétrica.


  • Georg Simon Ohm 1787-1854
  • Físico alemão, conhecido principalmente pela sua pesquisa das correntes elétricas. A sua formulação da relação entre intensidade de corrente, diferença de potencial e resistência é conhecida como lei de Ohm. A unidade de resistência elétrica recebeu o nome de ohm em sua homenagem.


  • Karl Ferdinand Braun 1850-1918
  • Nascido na Alemanha, compartilhou o Prémio Nobel de física com Marconi em 1909, pelo seu serviço no desenvolvimento da telegrafia sem fios. O seu equipamento sem fios, utilizava circuitos ressonantes no transmissor e receptor proporcionando sencivel melhoria no sistema original de Marconi. Nos anos de 1890 e 1891, patenteou vários métodos de accionar o circuito de um relé a distância por meio de ondas eletromagnéticas. Em 1890, publicou um boletim sobre as suas investigações no campo da condutividade eléctrica. Braun introduziu o uso do detector a cristal nos receptores. O seu trabalho em observar formas de ondas usando uma tela coberta de fósforo favoreceu o surgimento do tubo de raios catódicos, e posteriormente o tubo de televisão.

Página 2


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.