Rádio Havana Cuba

Separadores primários


RÁDIO HAVANA CUBA



A "Radio Havana Cuba" nasceu no começo de 1961 como emissora radiofonica experimental de ondas curtas.

O seu papel na época foi levar ao mundo a informação verdadeira e oportuna sobre a invasão de Playa Giron, na Baía dos Porcos, acontecida em Abril desse ano.

A acção foi perpetrada por mercenários treinados pelos Estados Unidos, sendo retaliada em menos de 72 horas pelo povo cubano. Ante o silêncio das agencias internacionais de noticias em torno da agressão, em 16 de Abril de 1961 - ao falar no funeral das vítimas dos bombardeios contra varios aeroportos cubanos - o líder Fidel Castro disse:
"Por acaso acreditam que vão poder ocultá-lo ao mundo? ... Não... Cuba já tem uma emissora radiofónica que está a transmitir para toda a América Latina, e isto está a ser escutado por inúmeros irmaos da América Latina e do resto do mundo".

Esta foi a carta de apresentação de Rádio Havana Cuba. Em 1 de Maio de 1961 foi inaugurada oficialmente a primeira emissora radiofónica oficial cubana de ondas curtas: Rádio Havana Cuba. Esta emissora surgiu como alternativa frente às agências de notícias e emissoras internacionais, que trataram de deturpar o processo revolucionário iniciado na Ilha. Desde a sua fundação, constituiu uma voz autênticamente cubana, dedicada a divulgar a realidade social, económica e politica deste país.

Ao longo dos seus mais de 35 anos de existência, RHC cresceu, e hoje a sua voz chega a todo o continente americano, Europa, Oriente Médio, e mais longe ainda.

A sua linguagem tambem se universalizou. Das duas horas de transmissão inicial em espanhol e inglês, actualmente transmite 30 horas diárias nesses dois idiomas, também em francês português, crioulo, árabe, guarani e quetchua, alem de duas horas e meia semanais - aos domingos - em esperanto.

Na sua programação, RHC aborda temas variados do acontecer cubano e internacional. Houve momentos importantes, como o conflito nas ilhas Malvinas, as agressoes norteamericanas contra a Republica Dominicana, Granada e Panama, e a campanha internacional pel a liberdade do líder sulafricano Nelson Mandela.

RHC ofereceu um ponto de vista alternativo sobre a Guerra do Golfo, e foi gratificada com a atenção de milhares de radioescutas no mundo. Neste momento representa uma fonte de informação ideal para conhecer o processo de reformas económicas e o acontecer dinâmico politico e social na Ilha, na voz dos próprios protagonistas das notícias: altos dirigentes do país, investidores estrangeiros, cooperativistas, operários, camponeses e trabalhadores por conta própria, alem de outros segmentos da população.

A nossa caixa postal 6240, em Havana, recebe a cada ano dezenas de milhares de cartas procedentes dos pontos mais diversos do mundo. Essas cartas recebem atendimento personalizado do nosso Departamento de Correspondência.

Para alguns, Cuba é simplesmente uma notícia, mas para outros, é também uma parte de si. Aos dois tipos de ouvinte está dirigida a programação de Rádio Havana Cuba, com a premissa da verdade e objectividade em cada tema abordado.

Por isso, procure no seu aparelho de rádio de ondas curtas o sinal alternativo de Rádio Havana Cuba, uma voz de amizade que percorre o mundo.



Rádio Havana Cuba,
Endereço: Calle Infanta, 105 - Havana, Cuba,
Endereço postal: RHC, Departamento de Português, Caixa Postal 6240 - Havana, Cuba
Telefone: 537-78.4954 Fax: 537-78.3518 & 537-79.5007
E-Mail: rhc@radiohc.org
URL: http://www.radiohc.org

Comentários

Gostaria de saber se este endereço é para mandar Informe de Recepção para Radio Habana Cuba.
Visite http://qsldobrasil.blospot.com/


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.