Rádio Vaticano

Separadores primários


RÁDIO VATICANO



Logo da Rádio Vaticano


A "Rádio Vaticano" é uma das rádios mais antigas e hoje uma das mais influentes em todo o mundo. Os seus programas são transmitidos em 47 línguas, preparados por 200 Redactores de 61 países, e somam 70 horas de transmissão de programação por dia.

Actualmente a Rádio perfaz 42.000 horas anuais de transmissão de Notícias e Reportagens ao vivo, via rádio e via Internet.


UM POUCO DE HISTÓRIA


A Rádio Vaticano foi fundada em 1931 pelo Papa Pio XI. Dois anos antes, em 1929, o governo italiano e o Vaticano haviam assinado o Tratado de Latrão, tratado que reconhecia oficialmente o Vaticano como Estado independente.

O Papa encarregou então o inventor da radiotransmissão, Guilherme Marconi, da instalação de uma Rádio, que começou a operar com um transmissor de ondas curtas de 25 kW, instalado na colina do Vaticano. 

Assim a 12 de fevereiro de 1931, nono aniversário do seu pontificado, Pio XI na sua primeira radiomensagem ao mundo, pronunciada em latim, falou: "Ouvi, ó céus" - assim iniciava citando o real Profeta Isaias - "Ouvi o que vou dizer; escuta, ó terra; ouvi, povos todos que habitais o globo; escutai, ilhas do mar, povos longínquos... Glória a Deus no mais alto dos céus e paz aos homens de boa vontade" (Lc 2,14).

A seguir dirigiu-se o Papa em tom solene a todos os católicos, à hierarquia da Igreja, aos religiosos, missionários, a todos os fiéis e infiéis, aos operários e aos aflitos e perseguidos. (cfr Osserv. Rom. 14.02.1931).

Era a primeira vez que o éter transportava a voz de um Papa!


CONFIADA À DIRECÇÃO DOS JESUÍTAS<


Desde o início Pio XI confiou a Rádio à Companhia de Jesus e nomeou como seu primeiro director o Pe. Gianfranceschi, SJ., homem de destaque da Universidade Gregoriana.

A partir de então a Companhia de Jesus fornece os principais directores da Rádio, que são: o Director Geral, proposto pela Companhia e aprovado pelo Papa, o Director Técnico, também um jesuíta, e o Director Administrativo, que actualmente é um leigo.

Além desses, diversos grupos linguísticos também tiveram sempre Directores jesuítas. Mas hoje, a maioria deles são dirigidos por leigos ou por sacerdotes de outras congregações, como é o caso do programa brasileiro, que é dirigido por Frei Nelson Rabelo, OFM.

A Rádio Vaticano, como centro de irradiação católica, gozou sempre de grande aceitação, a nível mundial, pela sua orientação pautada na verdade, diante de um auditório ávido de conhecer as directrizes da Igreja.

Actualmente os programas da Rádio Vaticano são transmitidos em 47 idiomas diferentes, dirigidos aos cinco continentes.


O PORQUÊ DA RÁDIO VATICANO


A Rádio Vaticano preenche quatro finalidades principais: difundir a doutrina da Igreja Católica, informar sobre as actividades do Vaticano, reflectir e divulgar a vida dos católicos em todo o mundo e, à luz da fé, dar uma resposta segura aos problemas do nosso tempo.

A finalidade da Rádio é, portanto, informar o público interessado no que a Igreja Católica faz e ensina, e o que os cristãos fazem e sofrem em todo o mundo.

As mensagens destinan-se em primeiro lugar aos católicos, mas também aos não-católicos e não-cristãos, que simpatizam com a doutrina do evangelho. Como meio de comunicação da Igreja, a Rádio Vaticano dá, sem dúvida, uma forte contribuição para a paz, baseada na justiça e no respeito dos direitos humanos, das religiões e de todos os povos.


CONTEÚDO DOS PROGRAMAS DIÁRIOS



O conteúdo dos programas diários difere muito de língua para língua, já que as opções e expectativas são muito diferentes. Além dos programas normais, a Rádio Vaticano edita diariamente Noticiários em inglês, francês e italiano, que são transmitidos via rádio e via internet várias vezes ao dia e reeditados na língua de cada país.

A Rádio Vaticano transmite igualmente liturgias e orações: diariamente pela manhã uma missa em latin e as Laudes; à noite um rosário em latim. Aos domingos transmitem-se liturgias em diversas línguas, como também Missas em vários idiomas .Além disso transmitem-se programas de música, um programa para música jovem e outros.

O ELEMENTO HUMANO DA RÁDIO



Na Rádio Vaticano trabalham actualmente 210 redactores entre homens e mulheres, oriundos de cerca de 61 países da terra. São ao todo, entre redactores, técnicos e funcionários, 400 pessoas que hoje trabalham na Rádio.

Além destas, a Rádio mantém correspondentes internacionais, que não são necessariamente funcionários, mas que trabalham exclusivamente para a Rádio. Importante também são os interlocutores, que em muitos países estão sempre a postos para entrevistar personalidades em diversas áreas especificadas. 

Uma vez por semana reune-se a conferência de redacção (reunião de pauta), na qual o Director da programação sublinha pontos de destaque e cada redactor, dentro da sua situação específica pode dar informações sobre a sua área de actuação.


UMA POTÊNCIA A SERVIÇO DA EVANGELIZAÇÃO


Em lugar do primitivo transmissor de 25 kW, a Rádio utiliza hoje cinco transmissores de ondas curtas com 500 kW cada e quatro com 400 kW cada. A estes somam-se os transmissores de ondas médias de 600, 250, 120 e 50 kW.

Além disto, transmite em FM e nas ondas da TV em sistema analógico e digital. Toda esta potência transmissora está ligada a um potente sistema de antenas, instaladas num terreno de 400 hectares cedido pelo Collegium Romanum em 'Santa Maria de Galeria', a 25 km fora de Roma. São ao todo 28 antenas fixas e três giratórias para ondas curtas e uma antena para cada transmissor de ondas médias.

Ligados a este centro transmissor trabalham no próprio Vaticano sete transmissores UKW, três transmissores de onda curta ligados a duas antenas direccionais e quatro transmissores de onda média. Além disso, uma estação terrestre para transmissão via satélite com duas antenas parabólicas de 7,5 m de diâmetro cada, que irradiam os programas da Rádio para dois satélites Intelsat estacionados sobre o Oceano Atlântico e o Oceano Índico.

Por meio deles os programas da Rádio Vaticano chegam a todos os países do mundo.

Também através da Internet a Rádio Vaticano faz ouvir a sua voz em todo o mundo.
Site: http://www.radiovaticano.org

Sob o link "live broadcasts" a Rádio Vaticano faz-se ouvir na língua da sua escolha a qualquer hora do dia. Todo este empreendimento nos dá uma idéia do empenho, esforço e zelo da Igreja em cumprir a ordem do Senhor: "Ide e anunciai o Evangelho", a paz, a alegria e o bem-estar entre todos os povos.

E se é possível manter uma obra de tamanha envergadura, deve-se isto principalmente à generosidade dos católicos em todo o mundo.



Para receber gratuitamente o programa brasileiro no seu computador utilize o seguinte e-mail: brasil@vatiradio.va

Home Pages da Rádio Vaticano:
Texto: http://www.radiovaticano.org/
Áudio: http://www.radiovaticano.org/demand.htm

Este artigo foi uma cortesia de:
Ivan - PY3IDR
e-mail: ivanr@cpovo.net


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.