Extracto da reportagem "Lisboa e o Tejo"

Separadores primários

"O maravilhoso espectáculo do som! Eis, quanto a nós a melhor definição de rádio: um conjunto de sons que formam uma linha, definem uma ideia é o que lhes vamos apresentar.

Há ainda uma curiosidade: a ausência da voz do locutor!"

Este interessante trabalho retrata a vida dos que fazem do tejo a sua profissão; os pescadores, os estivadores, as varinas e os marinheiros.

E sempre com o locutor ausênte.

São os próprios intervenientes que, falando de si e do seu trabalho, falam da sua relação com o Tejo e, lógicamente, da relação deste com a cidade.

"Lisboa e o tejo" foi mais um dos muitos trabalhos inovadores que se fizeram no antigo Rádio Clube Português

O "RCP" - Foi a primeira emissora do país, criada em 1931, por iniciativa privada, com cobertura nacional de onda média e curta. Deveu-se-lhe o desenvolvimento da actividade radiofónica em Portugal.

Entre outras acções, efectuaram a primeira transmissão ininterrupta de 24 horas, realizada em 1963, com a estreia do programa Sintonia 63, emitido diariamente entre as três e as seis da madrugada, um horário inédito até então.

Exerceu um papel importante na revolução de 25 de Abril de 1974, tendo sido nesta estação que o locutor João Paulo Diniz leu a primeira senha que deu o arranque ao Movimento das Forças Armadas (MFA), na madrugada de 25 de Abril de 1974. Horas mais tarde, foi o primeiro órgão de informação a relatar a ocorrência da revolução, pela voz de Joaquim Furtado.


"Cai da noite um longo véu
Toda a luz desaparece
Já dormem estrelas no céu
Quando Lisboa adormece"

Nesta produção do Rádio Clube Português Mário Paiva e José Manuel captaram os exteriores para concretizarem uma ideia de Matos Maia e Leston Martins

Abrantes Gonçalves sonorizou e montou
Luis Filipe Costa leu quadras inéditas de Fernando Péres
Voz de Matos Maia

Responsáveis técnicos Manuel Pascoal e Luis Alcobia

Realização radiofónica de Matos Maia e Leston Martins

Uma cortesia do arquivo histórico de Os Clássicos da Rádio


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.