Quase 3 décadas resgatando o rádio

Separadores primários


QUASE 3 DÉCADAS RESGATANDO O RÁDIO


Existem pessoas com uma sensibilidade especial para a preservação, restauro ou colecção de objectos que a maioria não dá qualquer atenção ou importância, ignorando-os, ou, pior ainda, destruindo-os.

É graças à perseverança e trabalho de alguns que o nosso presente vai recordando o passado, revivendo-o através de antigos carros, relógios, rádios, mobiliário, livros, filmes, etc.


Fonógrafo de Edison


Desta memória passada, a gravação sonora tem uma importância muito especial. A preservação e conversão para formatos modernos de programas de rádio e músicas gravadas em frágeis discos de cera ou velhas bobinas de fio de aço, constitui um importante trabalho de preservação da história, trazendo, de novo à luz do dia, os sons e as vozes que marcaram épocas, acontecimentos e modas.

A preservação, restauro e cópia destes documentos sonoros não só alimenta a nossa memória passada, como serve de curiosidade e matéria de estudo para os vindouros.

Ao longo destes mais de 130 anos de gravação do som, tempo em que passou a ser possível fixar em frágeis suportes o que o homem ouvia, ficaram registadas tragédias como a do Hindenburg, os bombardeamentos durante a segunda grande guerra, os discursos inflamados de Hitler, as esperanças de paz duradoura de Roosvelt, as vozes de grandes (ou não tão grandes assim) cantores do rádio, actuações memoráveis de grandes orquestras e muitos outros sons que seria impossível citar.


Disco da Pathé


Um desses trabalhos de restauro de antigas gravações é feito no Brasil pela Collector's Studios. Esta empresa familiar foi fundada em 1983 com o objectivo de resgatar e preservar a memória do rádio das décadas de 40 e 50 e da música popular brasileira do tempo dos discos de 78 rpm.

Alguns coleccionadores, produtores de programas de rádio ou mesmo artistas daquela época, conseguiram conservar alguns discos de acetato com a reprodução de programas de rádio, tendo sido com este material que a Collector's iniciou as suas actividades.

Mais tarde, em 1991, a Collector's assinou com a Fundação Museu da Imagem e do Som, do Rio de Janeiro, que possui um acervo de mais de 5.000 discos doados pela Rádio Nacional, um convénio com a finalidade de converter o conteúdo desses discos num suporte moderno e não perecível.

Deste material, a Collector's recuperou, até agora, um total de mais de 1200 programas, criando uma colecção chamada Assim era o rádio - um retrato vivo da época de ouro do rádio brasileiro, quando, nos lares, ainda não havia televisão.

Paralelamente a esta actividade, a Collector's está a desenvolver, também desde 1983, um outro trabalho, muito mais importante, que é o resgate e a preservação da música popular brasileira do tempo dos discos de 78 rotações por minuto onde estão registadas de uma forma viva as mais importantes músicas criadas e interpretadas naquele país ao longo do tempo e intitulada Obras Completas.

As empresas que se encarregavam da fixação destas interpretações em suporte mecânico, ou seja, as gravadoras, eram na sua maioria estrangeiras e não tinham grandes interesses em preservar este maravilhoso acervo cultural, como o fazem nos seus países de origem, e sim em ganhar dinheiro com a sua exploração comercial.

Com a evolução da indústria fonográfica - do 78 rpm para o LP e do LP para o CD - deixaram de ser fabricados aparelhos capazes de reproduzir aqueles discos e as gravadoras que acompanhavam esta evolução deixaram que as matrizes originais destas interpretações fossem destruídas ficando praticamente perdidos esses maravilhosos documentos.

Algumas dezenas de abnegados patriotas ou saudosistas, conservaram em seu poder alguns discos tornando-se coleccionadores da boa música brasileira. Devido ao volume de discos lançados tornou-se impossível um só coleccionador reunir todo o acervo e assim encontrava-se espalhado pelo Brasil o que de melhor a música popular brasileira produziu desde que foram inventados o fonógrafo e mais tarde o rádio.

Com o objectivo de resgatar este material e disponibilizá-lo para o público a Collector's iniciou um trabalho junto destes coleccionadores reunindo, catalogando e matrizando a obra completa dos grandes compositores e cantores brasileiros registados desde o início do século.

É, sem dúvida, um trabalho meritório, levado a cabo com especial amor, sem grandes recursos financeiros, mais por vontade de perpetuar a memória passada, do que obter lucro monetário.

Por esse motivo aminharadio.com presta homenagem a este importante trabalho, promovendo, com este artigo, a divulgação da Collector's Studios, da sua actividade e acervo.

Através do seu site é possível aceder à lista das gravações disponíveis e proceder à sua compra. A Web rádio mantida pela Collector's Studios, passa música e programas da época de ouro do rádio brasileiro, tornando-se numa forma agradável e pouco habitual de ouvir e conhecer o que de mais interessante se fez nestes tempos mágicos.



Endereço do site: www.collectors.com.br

Endereço da rádio Collectors:http://collectors.no-ip.org:8000/listen.pls para ouvir com o Winamp.
Mais detalhes no site

Agradecimentos a Ricardo Manzo


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.