Relatos de restauro

Separadores primários

Rádio em muito mau estado antes do restauro

Para quem ama os rádios é inconcebível que alguém, em seu perfeito juízo, possa abandonar, deitar fora, atirar para um qualquer contentor do lixo, algum destes belos exemplares.

Também há quem os entenda como objectos sem qualquer préstimo e os deixe abandonados ao tempo, ao pó, à humidade ou sol, num qualquer sótão, cave ou arrumo, esquecidos ao tempo, apodrecendo lentamente.

Felizmente que, algumas vezes, alguém atento, olha uma vez, duas e não hesita: resgata da destruição certa estes fantásticos objectos, restaurando-os, devolvendo-lhes o seu aspecto e funcionamento original, dando-lhes vida por muitos mais anos.

São limpos, reconstroem-se caixas e componentes em falta, remove-se a ferrugem, procuram-se esquemas e válvulas, botões e diais. No fim o trabalho fica pronto, uma obra de paciência, perícia e persistência, durando, por vezes, meses.

E o rádio renasce.

Alguns desses trabalhos de recuperação são tão elaborados e bem feitos que merecem ser vistos. É esse o nosso objectivo, mostrar nestas páginas relatos de restauros, mostrar a destreza e habilidade, a forma engenhosa de criar e reconstruir.

Se efectua este tipo de trabalho e costuma documentá-lo com fotos, envie-nos esse relato para que outros o possam ver, apreciar e aprender.

Para isso, use o nosso formulário de contacto para uma aproximação inicial.

Mostre o "antes" e o "depois" do seu trabalho.



Comentários

Prezados colegas,
Estou restaurando um rádio Philips modelo De 372.Acho que estou com problemas no capacitar variável, pois o mesmo ficou parado por 15 anos.Tentei limpar o capacitar variável e não deu certo. Não sintoniza nada. Amplificador está ok.Necessito de um esquema. Obrigado

Array

Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.