Os sons da história

Programa Incrível, fantástico, extraordinário

Este foi o mais conhecido e famoso programa de ALMIRANTE. Histórias sobrenaturais colhidas na literatura e nas cartas dos ouvintes.

O primeiro programa foi apresentado na Rádio Tupi, no dia 21 de Outubro de 1947, sendo transmitido à terça-feira pelas 21 horas e 30 minutos.

O seu produtor e narrador era Almirante e contava com a orquestra Tupi sob a regência de Alto Taranto.

O indespensável patrocínio era da Guaraina.

Autor nome : 
Autor apelido: 
Categoria: 
Imagem: 
Foto de Almirante

Programa Aquarelas do Mundo

Um ano depois, e na sequência do programa "Aquarelas do Brasil", surgia o "Aquarelas do Mundo", produzido por Haroldo Barbosa, José Mauro e Radamés Gnattali.

A primeira emissão foi a 26 de Abril de 1946, na Rádio Nacional, mantendo o mesmo dia e hora do programa anterior. Os locutores eram Jorge Curi e Cesar de Alencar.

O patrocinador era o mesmo, a Pan American World Airways.

O primeiro programa tinha como título "As cidades que cantam"

Autor nome : 
Autor apelido: 
Categoria: 

Programa Aquarelas do Brasil

Este programa, produzido por Almirante, Radamés Gnattali e José Mauro, foi emitido pela primeira vez em 6 de Abril de 1945 na Rádio Nacional, sendo apresentado por Almirante.

"Aquarelas do Brasil" era transmitido à sexta-feira, pelas 21 horas e 30 minutos, na Rádio Nacional.

O seu patrocinador era a Pan American World Airways.

Autor nome : 
Autor apelido: 
Categoria: 

Programa "Lugar ao Sul"

Lugar ao Sul

Lugar ao Sul, um programa de Rafael Correia transmitido na RDP durante quase três décadas.

O mais belo programa da rádio jamais feito sobre a terra, as gentes, os costumes, a cultura do sul do continente português, nas palavras de Adelino Gomes enquanto Provedor do Ouvinte.

Um olhar de Fernanda Câncio

«Durante quase 30 anos, fez na RDP o programa "Lugar ao Sul". Ganhou uma legião de fiéis e um lugar único na história da rádio portuguesa, que chegou este Verão (setembro de 2009) ao fim.

Categoria: 

Vozes: Paulo Fernando

"Mulheres cheguei!"

Paulo Fernando chegara ao RCP em 1960 vindo da Rádio Universitária.

Batera à porta da Faculdade de Direito mas "ninguém respondeu..."

Assim foi para o Talismã - o seu programa da manhã - e, a seguir o salto para os Noticiários na altura em formação.

Irreverente. Bem disposto. Gozão não se negava a uma boa partida. Amigo de mulheres e da noite era em ambas onde melhor navegava.

Em 1963 foi incumbido de fazer na onda média uma emissão das 23 às 00. O FM só se descolaria da Média nos finais de 63.

Categoria: 

Humor: Raúl Solnado


Raúl Solnado



Foto de Raúl Solnado


Raul Solnado nasceu em Lisboa, a 19 de Outubro de 1929, tendo-se notabilizado como humorista, apresentador de televisão e actor de teatro.

É unanimemente reconhecido como um dos maiores nomes do humor português, tendo começado a fazer teatro na Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul em 1947, profissionalizando-se em 1952.

Categoria: 
Categoria livre: 

Programa "PRK-30, rádio com humor"

Este foi, sem dúvida, o maior programa de rádio de todos os tempos no Brasil. Dois dos maiores humoristas brasileiros, Lauro Borges e Castro Barbosa estavam à frente desse programa de humor, que estreou na rádio Mayrink Veiga, no Rio de Janeiro, em 19 de Outubro de 1944.

PRK-30 era o prefixo de uma suposta rádio pirata, onde dois speakers, Megatério Nababo D'alicerce (Castro Barbosa) e Otelo Trigueiro (Lauro Borges), apresentavam notícias de impagáveis correspondentes internacionais, cantores, declamadores, etc, todos protagonizados pelos dois humoristas.

Categoria: 

Humor: "A voz dos ridículos"

O humorista João Manuel começou a escrever "Piadas à moda do Porto" para o jornal "Os Ridículos", de Lisboa. Mais tarde, Aníbal Nazaré, proprietário do jornal e nome grande do teatro, convidou-o para escrever textos de revista e isso deu-lhe grande experiência na construção de piadas.

Um dia, João Manuel propôs ao Portuense Rádio Clube, cujos estúdios estavam instalados na Avenida Rodrigues de Freitas, uma rubrica de humor num programa de variedades da emissora.

Assim, a 17 de Abril de 1945 ia para o ar o primeiro programa de "A voz dos ridículos", emitido na Ideal Rádio.

Imagem: 
Jornal A voz dos ridículos

Vozes: Getúlio Vargas

Getúlio Dornelles Vargas nasceu a 19 de Abril De 1882, no Rio de Janeiro, tendo-se formado em advocacia, tornando-se um político influente na cena política brasileira.

Foi chefe civil da revolução de 1930 e presidente do Brasil quatro vezes:
De 1930 a 1934 no Governo Provisório; de 1934 a 1937 no governo constitucional; de 1937 a 1945 no Estado Novo e de 1951 a 1954 como presidente eleito pelo voto directo.

Categoria: 
Imagem: 
Foto de Getúlio Vargas em Julho de 1934

Histórico: Morte de Sá Carneiro

Na noite de 4 de Dezembro de 1980 a rádio e a televisão portuguesas interrompiam as suas emissões para dar notícia de uma tragédia: O avião em que seguia o primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro tinha caído alguns minutos após ter descolado do aeroporto de Lisboa.

Nessa noite, Sá Carneiro ia ao Porto para participar num comício de apoio ao candidato presidencial da coligação, o General António Soares Carneiro.

Categoria: 
Imagem: 
Foto de Sá Carneiro num comício

Páginas


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.