Substituição do cordão ohmico

Separadores primários

SUBSTITUIÇÃO DO CORDÃO ÓHMICO NOS RECEPTORES DE 110V

Uma das soluções interessantes usadas para alimentar um receptor “AC-DC” de 110Volts a 220Volts consistia na utilização de um “cordão óhmico” (também conhecido por “rabo quente”) que era ligado em substituição do normal cabo de rede.

Este cordão era feito de fio resistivo e de forma a ficar com a resistência exactamente necessária para provocar a queda de tensão de 220Volts para 110Volts.

A queda de tensão no cabo provocava o aquecimento deste, daí o nome popular de “rabo quente”.

Receptor do tipo AC-DC 110Volts chassis visto de cima

Tratava-se de uma solução económica ao transformador e tinha, por outro lado, a vantagem de, quando comparada com a utilização de resistências internas (balastros), não concentrar o aquecimento provocado pela dissipação de calor dentro do receptor.

Alternativas:

Vejamos algumas alternativas para substituir este componente muito frágil e já difícil de encontrar:

A primeira delas, mais simples e óbvia é, sem dúvida, comprar um transformador de 110 para 220Volts, e ligar o rádio à tomada através do mesmo. Essa solução dispensa qualquer intervenção interna, é segura e não causará dano algum às válvulas.

Dado o baixo consumo destes receptores, pode usar um auto-transformador, aproveitando a tomada de 110Volts do enrolamento primário de um qualquer modelo de 300 ou 500mA para a alimentação do receptor.

Outra maneira é a simples inserção de uma resistência apropriada, em série com os filamentos das válvulas.

Porém aqui há alguns cuidados a serem levados em conta:

  1. Verifique a tensão de trabalho dos electrolíticos. Se forem de 160Volts, deverão ser substituídos por outros com tensão igual ou superior à 250Volts, mantendo-se porém os valores originais de capacitância.

  2. Se o rádio usa válvulas da série rimlock com filamentos de 100mA como por exemplo:

  • UY41 31,0 volts / 100mA (0,1A)

  • UL41 45,0 volts / 100mA (0,1A)

  • UBC41 14,0 volts / 100mA (0,1A)

  • UF41 12,6 volts / 100mA (0,1A)

  • UCH42 14,0 volts / 100mA (0,1A)

Teremos um total de 31,0 + 45,0 + 14,0 + 12,6 + 14,0 = 116,6Volts
Para que funcione em 220Volts, deveremos providenciar uma queda de tensão de:
220 - 116,6 = 103,4 volts
Usando a lei de Ohm R=V/I achamos o valor da resistência: 103,4(volts) divididos por 0,1A(corrente) = 1034 ohms
Para calcular a potência da resistência, usamos a formula P=V*I onde P é a potência em watts.

Logo, 103,4(volts) multiplicados por 0,1A(corrente) = 10,34 watts
Na prática pode-se usar uma resistência padrão de 1000 ohms por 15 watts fácilmente encontrada nas lojas.

Analogamente, se o rádio usa válvulas do tipo octal ou miniatura com filamentos de 150mA como por exemplo:

  • 35W4 - 35Z5 32,0 volts / 150mA (0,15A)

  • 50C5 - 50L6 50,0 volts / 150mA (0,15A)

  • 12AV6 - 12SQ7 12,6 volts / 150mA (0,15A)

  • 12BA6 - 12SK7 12,6 volts / 150mA (0,15A)

  • 12BE6 - 12SA7 12,6 volts / 150mA (0,15A)

Teremos um total de 119,8 volts (soma das tensões de filamento)
Para que funcione em 220Volts, deveremos providenciar uma queda de tensão de:
220volts - 119,8 volts = 100,2 volts

Usando o mesmo raciocínio acima, obteremos os seguintes valores:
Resistência de 668 Ohms com potência de 15,03 watts
Uma resistência de 680/15 watts fará o trabalho satisfatoriamente.

Nos exemplos acima foi omitida a lâmpada piloto que, em alguns casos, faz parte da série de válvulas. No entanto basta adaptar os valores, usando o mesmo raciocínio, adicionando o piloto à soma dos filamentos.

Uma alternativa a estes dois métodos consiste em ligar em série com a alimentação do receptor um condensador de poliéster ou electrolítico não polarizado, cujo valor deverá ser calculado em função da frequência de rede e da reactância pretendida.

Esta reactância acaba por se tornar numa espécie de resistência, provocando a queda de tensão pretendida.

O principal inconveniente é que, em caso de avaria do condensador, que em geral se traduz pela entrada em curto-circuito deste, os filamentos de uma ou mais válvulas se fundirá.

Este artigo teve como base um texto especialmente escrito por Meyer Rochwerger para esta secção.