Superheterodino - Localização de defeitos

Separadores primários

Localização de defeitos

Secção amplificador / misturador

Injecte um sinal de RF ajustado na frequência da F.I., especificada no manual de serviço/esquema do rádio (a grande maioria usa 455khz), na placa do héptodo (pino 6). Se o canal de F.I. Estiver funcionando correctamente, ouviremos um sinal no alto falante.

Agora, com o mesmo sinal, alimente a grade g1(pino 2); se tudo estiver ok teremos no alto falante um sinal várias vezes maior que o do primeiro teste.

Dessa forma, concluiremos que o estágio de amplificação de RF está a funcionar.

Injecte agora o sinal à entrada da antena. Se a bobina não estiver interrompida, teremos um sinal no alto falante um pouco maior que o último.

Possíveis problemas neste estágio

  • Verificar a continuidade dos enrolamentos L1 e L2.

  • Curtos no capacitor CV e ou trimmer T.

  • Capacitor de AVC – C2 – se estiver em curto "mata o sinal".

  • Ausência de tensão na placa (pino 6). Nesse caso, verificar a continuidade do primário da 1ª FI (representado pelos fios vermelho e azul no nosso esquema).

  • Ausência de tensão na grade screen (pino 1). Verificar o resistor R4 (22k) que alimenta o screen das duas válvulas 6BA6 e 6AJ8, e confira o capacitor de .1mf (100K) que pode estar em curto.

  • A válvula. (se as opções acima forem satisfeitas, experimente substitui-la )

  • Zumbido com modulação – experimente outra válvula (pode estar com curto ou fuga entre o cátodo e o filamento)

Secção oscilador

Meça com um multímetro de alta impedância, a grade g1 do tríodo (pino 9). Se o oscilador estiver operando, obteremos uma leitura negativa nesta grade; caso contrário a leitura será zero ou levemente positiva, indicando o não funcionamento do oscilador.

Um método simples mas eficaz de verificar o funcionamento do oscilador:
Posicione próximo do receptor em teste um rádio transistorizado sintonizado numa estação fraca. Sintonize agora o receptor em teste numa frequência próxima à que sintonizou no rádio transistorizado, e varie a sintonia. Se o oscilador estiver a funcionar, perceberá um apito quando houver o "batimento" entre a frequência do oscilador com aquela sintonizada no "radinho" transistorizado.

Possíveis problemas nesse estágio

  • Leitura de 0 volt na placa do tríodo (pino 8). causa provável = R2 interrompido ou com valor alterado para valor muito alto.

  • Bobinas com enrolamento interrompido, em curto ou corroído.

  • Capacitor variável (CV2) ou o trimmer (T2) em curto.

  • Capacitor C3, C4 ou C5 aberto(s) (acontece raramente).

  • Válvula.

Meyer M. Rochwerger