Receptores escandinavos

5. AGA Baltic 332, 1943 outro detalhe

AGA Baltic 332, 1943
Restaurado por Júlio Branco, Portugal

Quanto à parte electrónica, só tinha uma válvula, (UBF11), todas as outras tive de as adquirir através da Net, num site alemão. Também tinha o transformador de saída, queimado, mandei-o bobinar, substitui alguns componentes, tais como, condensadores electrolíticos, condensadores de papel, ainda do meu velho stock quando era jovem e algumas resistências, e lá está a trabalhar como se fosse novo e todo vaidoso. O altifalante tinha a bobine colada ao núcleo magnético devido à ferrugem, teve de levar um cone novo.

Imagem: 
AGA Baltic 332, 1943 outro detalhe

1. AGA Baltic 332, 1943 início

AGA Baltic 332, 1943
Restaurado por Júlio Branco, Portugal

Nunca trabalhei em madeira, nem tinha lido nada sobre como se trabalha. Não sabia o que era uma plaina, uma goiva, um arco pua, um formão, etc., etc..
Um dia senti necessidade de aprender a trabalhar a madeira, por um episódio que se passou comigo, e que me tocou no “fundo”: Num dos exercícios físicos que faço pela manhã na minha Aldeia, ao passar por um contentor de lixo, reparei que ao lado dele jazia um rádio no chão “moribundo” e pareceu-me ouvi-lo a pedir-me socorro.

Imagem: 
AGA Baltic 332, 1943 início

Wega Bambino

Wega Bambino
Data:1949 (?)

Foi a minha mãe que me deu este rádio comprado na Feira da Ladra, em 1995. Segundo o vendedor, o rádio era dele
e tivera sido comprado em 1949.
Ao experimentar, o som saía distorcido. A avaria era proveniente de um condensador electrolítico de 50 nf que vai à válvula amplificadora. Substituído o electrolítico (o de origem ficou lá) o rádio ficou a trabalhar bem. Foram também limpos todos os contactos.

Imagem: 
Wega Bambino

LUXOR Type 52W

LUXOR Type 52W
Data: 19433

Excelente rádio de fabrico sueco, a funcionar em óptimas condições depois de ter passado por um minucioso restauro
eléctrico. As duas bobines de FI foram reconstruídas de forma manual em virtude das originais estarem totalmente oxidadas.

O dial estava partido tendo sido produzida uma réplica do original, ficando perfeita como se pode ver no pormenor da imagem respectiva.

Imagem: 
LUXOR Type 52W

Páginas


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.