Utilidade

Substituição da válvula olho-mágico

Talvez não pareça, mas a quantidade de tipos de válvulas indicadoras de sintonia é enorme. Acresce o fato de, muitas vezes, existirem variantes dentro de determinado tipo de válvula.

O técnico ou restaurador só se apercebe deste problema quando tem pela frente a tarefa, nada fácil, de encontrar uma substituição para uma válvula de sintonia, mantendo a originalidade do circuito e estética tanto quanto possível.

Autor nome : 
Sub título: 
Autor apelido: 
Tipo: 

Símbolos usados em eletricidade e eletrónica

Os esquemas elétricos e eletrónicos são constituidos por símbolos representativos dos vários componentes que constituem o circuito.

Para poder entender o circuito e proceder à sua transposição física para o aparelho em teste ou reparação, é importante conhecer os símbolos e a forma como se interligam uns com os outros.

Da mesma forma é importante conhecer alguns detalhes físicos, elétricos ou eletrónicos do componente esquematizado.

Autor nome : 
Sub título: 
Autor apelido: 
Tipo: 

Frequência modulada - João Caninas

Ultrónica
Frequência Modulada
João Caninas

Excerto do livro, página 1 a 10.

Este conteúdo está protegido por direitos de autor. Se pretender efetuar o download das revistas, por favor, entre com o seu login ou, caso não tenha um, efetue o registo no site.

Atenção! Não está autenticado no sistema. Para aceder às ligações deverá entrar como utilizador registado. Use os links abaixo para iniciar sessão ou proceder a um novo registo.

Imagem: 
Capa do livro
Contra capa

Revista Nueva Electronica

Excerto do nº33, página 1 a 4.

Este conteúdo está protegido por direitos de autor. Se pretender efetuar o download das revistas, por favor, entre com o seu login ou, caso não tenha um, efetue o registo no site.

Atenção! Não está autenticado no sistema. Para aceder às ligações deverá entrar como utilizador registado. Use os links abaixo para iniciar sessão ou proceder a um novo registo.

Autor nome : 
Sub título: 
Autor apelido: 

Ajuste da corrente de BIAS

Ajuste da corrente de BIAS

Existem, fundamentalmente, dois ajustes que são de extrema importância para o correcto funcionamento e longevidade dos amplificadores de áudio:
O ajuste da corrente de repouso (ou quiescente), conhecido também como ajuste da tensão de polarização (bias), e o DC offset, também conhecido como ajuste de 0Volt.

Neste artigo iremos abordar apenas o ajuste da corrente de BIAS nos amplificadores a válvulas, deixando de parte esse ajuste nos equipamentos transistorizados.

Autor nome : 
António
Autor apelido: 
SILVA
Tipo: 

Lei de Ohm

Lei de Ohm

A Lei de Ohm, assim designada em homenagem ao seu formulador Georg Simon Ohm, indica que a diferença de potencial (V) entre dois pontos de um condutor é proporcional à corrente eléctrica (I).

Quando essa lei é verdadeira numa determinada resistência,esta denomina-se resistência ôhmica ou linear.

Tipo: 

Curso de rádio

Curso de rádio do CIT, Centro de Instrução Técnica

Durante os anos 60 e 70 a profissão de técnico de rádio e televisão popularizou-se, em boa parte, graças aos cursos por correspondência existentes.

Longe das escolas dos grandes centros, a qualquer hora do dia, com a disponibilidade que cada um tinha, foram milhares os portugueses que aprenderam a reparar estes aparelhos, graças ao ensino por correspondência.

Sub título: 
Curso de electrónica do Centro de Instrução Técnica

Páginas