Curiosidades

A história da Odeon

Falar da história da Odeon não é tarefa fácil. Existem as nomenclaturas Odeon e Odeom, uma acentuada e terminada em (n) e outra com a terminação em (m). A origem das palavras tem como notoriedade variações de línguas de nossos antepassados. De odéon ao grego odeîon representa espetáculos ou peças teatrais vindo dos Antigos gregos, bem como teatro coberto destinado às audições de poetas e músicos. Também têm como sinonímia o auditório para espetáculos teatrais, cinematográficos, para concertos, atos de variedades, etc.

Autor nome : 
António Paiva
Sub título: 
Autor apelido: 
RODRIGUES
Imagem: 
Logo da Odeon

Avarias nas válvulas

Várias podem ser as avarias nas válvulas:


  1. Filamento fundido, nota-se facilmente

  2. Filamento tocar na grelha, o aparelho não servirá e será necessário substituir essa válvula

  3. Um dos fios de ligação dos vários elementos de que se compõe a válvula está quebrado

  4. Nas válvulas de fraco consumo a camada de thórium que cobre o filamento de tungsténio volatiza-se, esta avaria nota-se logo que a audição começa a enfraquecer, chegando a desaparecer completamente


In revista “TSF em Portugal” Novembro, 1924
Autor nome : 
Autor apelido: 
Categoria: 
Imagem: 
Válvula Torvac

Momento de nostalgia

Já todos nos habituamos à volatibilidade da Web. O que hoje existe, no momento seguinte pode já estar offline e de forma definitiva.

Na Internet a memória é muito curta e a preservação desta, pouco eficaz.

Tomando por referência a curta história da Internet, ou, melhor ainda, apontando para o início deste século e fazendo um interessante exercício de memória, quantos sites ou serviços já desapareceram? Quantas redes sociais, fóruns, blogs, completaram o seu cíclo de vida?

Autor nome : 
Sub título: 
Autor apelido: 
Categoria: 

Um rádio poético e animador

Um rádio poético e animador

O rádio às vezes nos prega grande peça e nos deixa boquiabertos, e sem noção do que fazer. Guardo sempre comigo um rádio muito bom, presente do meu pai já falecido, um Transglobe Philco de nove faixas. Certo dia recebi a visita em minha residência de um amigo, grande colecionador de raridades antigas, inclusive rádios. Fazia tempo que eu não recebia visita do distinto amigo, pois me disseram que ele estava doente, mas apenas uma virose sem muita gravidade.

Autor nome : 
António Paiva
Autor apelido: 
RODRIGUES

Selo de Roberto Landell de Moura é divulgado nos EUA

A revista PHILATELIA CHIMICA ET PHYSICA, em março/2012, publicou um ARTIGO com 9 páginas sobre Landell de Moura da autoria de Fábio Flosi.

Autor nome : 
Fábio
Autor apelido: 
FLOSI
Categoria: 

Selo comemorativo dos 150 anos de Landel de Moura



Como nasceu o selo pelo sesquicentenário do PADRE LANDELL DE MOURA (*)


Selo comemorativo dos 150 anos


A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), através do seu Departamento de Filatelia e Produtos (DEFIP), emitiu um selo comemorativo pelos 150 anos do nascimento de ROBERTO LANDELL DE MOURA, pioneiro das telecomunicações no Brasil.

O lançamento a 21 de janeiro de 2011 nas cidades de Porto Alegre (RS), Campinas (SP) e Brasília (DF).

Categoria: 

A psicoesfera do rádio


A psicoesfera do Rádio



O mar é um grande regenerador. Com a ausência dele, a terra seria estéril, infecunda. Sem o sol não existiria claridade e somente trevas. Seu brilho é esplendoroso, apesar de ser uma estrela de quinta grandeza. No seio do mar elaboram-se as chuvas benéficas, todo sistema de irrigação do orbe nele tem origem. Sua efusão de vida é sem limites. Quando citamos o mar estamos nos referindo a uma grande criação de Deus. A inteligência foi dada ao homem por Deus. Através dessa inteligência o hominal passou a desenvolver tecnologias

Autor nome : 
António Paiva
Autor apelido: 
RODRIGUES
Categoria: 

O Rádio dos anos 70

Você vai lembrar um pouco daquilo que nós, os Adolescentes dos Anos 70, ouvíamos nas emissoras de Rádio AM, afinal, como eu disse anteriormente, nos Anos 70 as emissoras de FM só eram ouvidas

Autor nome : 
Luiz
Sub título: 
Brasil, o rádio nos anos 70
Autor apelido: 
UCHIDA
Categoria: 

Páginas


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.