Vinil história

A história da Odeon

Falar da história da Odeon não é tarefa fácil. Existem as nomenclaturas Odeon e Odeom, uma acentuada e terminada em (n) e outra com a terminação em (m). A origem das palavras tem como notoriedade variações de línguas de nossos antepassados. De odéon ao grego odeîon representa espetáculos ou peças teatrais vindo dos Antigos gregos, bem como teatro coberto destinado às audições de poetas e músicos. Também têm como sinonímia o auditório para espetáculos teatrais, cinematográficos, para concertos, atos de variedades, etc.

Autor nome : 
António Paiva
Sub título: 
Autor apelido: 
RODRIGUES
Imagem: 
Logo da Odeon

HI-FI Vintage

O prazer de ouvir música foi acompanhando a evolução tecnológica registada ao longo do século XX.

Dos velhos receptores de galena aos superheterodinos, dos fonógrafos à gravação em micro sulcos, a revolução foi enorme, rápida e avassaladora.

É no fim da segunda guerra que surge o conceito de "alta fidelidade", motivado pelo aparecimento da gravação em fita magnética, os discos com gravação em micro sulcos (os populares 33 e 45rpm), a estereofonia e a frequência modulada.

Sub título: 
Alta fidelidade vintage
Imagem: 
Mítico amplificador Quad II
Leak III, Um dos melhores receptores de rádio de todos os tempos

Os gira-discos que fizeram história


Os gira-discos que fizeram história


Paulo (TD 124) publicou uma série de artigos no fórum Áudio PT sobre a história dos gira-discos.


Foto do Verdier, um dos mais conceituados gira-discos


Trata-se de uma viagem modesta aos confins destas máquinas que marcaram e continuam a marcar a história da alta fidelidade.

Autor nome : 
TD124
Sub título: 
História dos gira-discos
Categoria: 

Entendendo os gira-discos


Entendendo os gira-discos


Um gira-discos é, em aparência, um aparelho simples, mas, na realidade, tecnicamente, muito complicado.

Vamos entender como um dos mais simples equipamentos áudio, em absoluto é um quebra-cabeças que tem resistido à perfeição há mais de cinquenta anos.


O que se espera de um bom gira-discos

Um bom gira-discos deve rodar a uma velocidade (determinada) constante, e sem variação, qualquer que seja a profundeza (frequência) do sulco do vinil lido, e o peso aplicado à célula.

Autor nome : 
TD124
Categoria: 

THORENS TD124 - Um diamante eterno


THORENS TD124 - Um diamante eterno


Retrocedemos aos anos cinquenta. Na comuna suíça de St Croix, perto da fronteira francesa, um homem irá conceber um gira-discos que abalará o fabrico destas máquinas até aos dias de hoje.


Foto do TD124


Chamava-se Louis Thevenaz, era o director do laboratório de pesquisa da Thorens, sendo o pai do TD124, que é pura e simplesmente "ao nível técnico" o mais fabuloso gira-discos jamais concebido.

Autor nome : 
TD124
Categoria: 

Mergulho em aguas turvas


Mergulho em aguas turvas


No começo da década de sessenta o mundo do HI-FI é límpido como agua. A EMT reina no mundo profissional, o TD 124 é a maior máquina deste planeta, e os Garrard 301 continuam a ser vendidos em Inglaterra e enviados para os Estados unidos e os outros países do "Commonwealth" Canadá, Austrália, Nova-Zelândia e Ásia.

A Lenco e outras marcas que estão a nascer como a Transcriptor, no momento são incapazes de modificar a hierarquia estabelecida. Mas esta situação não vai durar e a água vai turvar-se rapidamente.

Autor nome : 
TD124
Categoria: 

LINN LP 12 - A vingança inglesa


O LINN LP 12 - A vingança inglesa


Foto do LINN LP12


O LINN LP12 é um caso único de longevidade e controvérsia no mundo do áudio. A questão legítima que muitos se colocam (legítima quando um produto é tão célebre), é a seguinte. O LP12 é realmente um grande gira-discos?

A resposta é sim, mas (porque há um mas), o LINN não é tão bom quanto os seus adoradores pretendem, nem tão mau como o que os seus críticos dizem.

Autor nome : 
TD124
Categoria: 

REGA Planar 2 - A vitória da simplicidade


O REGA Planar 2 - A vitória da simplicidade


Foto do Rega Planar 2


A Rega foi fundada no mesmo ano em que saiu o LINN LP12, ou seja em 1973. O primeiro gira-discos chamava-se Planet e era uma espécie de protótipo dos modelos futuros.

Em 1975 a marca apresenta o Planar 2, um novo ícone Inglês acabava de nascer, vamos perceber porquê.

Autor nome : 
TD124
Categoria: 

Páginas


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.