Portugueses entre os mortos do Titanic

Separadores primários


Quatro portugueses na lista de passageiros do Titanic


Os nomes de quatro portugueses constam da lista original de passageiros do Titanic que, foi disponibilizada para consultas on line no endereço http://www.findmypast.com

José Netto Jardim, casado, de 21 anos, Manoel Gonçalves, casado, de 38 anos, e Domingos Fernandes Coelho, solteiro, de 20 anos, viajavam em terceira classe na maior embarcação de sempre da companhia White Star Line.

Aos madeirenses - que haviam chegado a Southampton num dos vapores da Mala Real Britânica, a Royal Mail Steam Packet Company - junta-se, também, José Joaquim Brito, um comerciante radicado em Londres que seguia em segunda classe para Nova Iorque em viagem de negócios.

Do que se sabe hoje, Manoel Gonçalves era agricultor e partiu para os Estados Unidos da América à procura de uma vida melhor. A mulher e os cinco filhos, que se mantiveram na sua casa de colmo no Arco da Calheta, seguiriam mais tarde. Acompanhavam-no na aventura da emigração dois amigos, um dos quais, José Jardim, também da Calheta, deixou mulher e uma filha ainda bebé.

O Titanic era considerado, antes da trágica viagem, como uma "fortaleza inexpugnável"José Jardim, Manoel Gonçalves e Domingos Coelho procuravam na emigração para os Estados Unidos da América uma vida melhor.

Até agora, a pesquisa pelos nomes dos passageiros do Titanic era extremamente complexa, uma vez que as listas eram mantidas em 34 caixas separadas no Arquivo Nacional britânico em Kew, a sudoeste de Londres.

A digitalização das listas originais fazem parte de um projecto mais amplo do portal Findmaypast.com, que disponibiliza na Internet 1,5 milhões de listas de passageiros, elaboradas desde 1890, um precioso auxiliar em matéria de genealogia. Das listas do Titanic, por exemplo, além dos nomes e nacionalidades dos passageiros, constam dados como a idade e a profissão, além da sua proveniência.


Texto de Paulo F. Silva, Jornal de Notícias

Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.