O ferro de soldar

Separadores primários


COMO USAR O FERRO DE SOLDAR


Efectuar uma solda parece fácil, mas uma boa soldadura requer alguma experiência e cuidado.


Ferro de soldar ao lado do suporte


O ferro de soldar é muito importante uma vez que deve estar adaptado ao tipo de componente ou superfície que vai ser soldada. Uma superfície grande requer um ferro mais potente e solda mais grossa; um pequeno ponto de solda requer um ferro de pouca potência e solda mais fina.

Por exemplo, o ferro que se usa para soldar uma blindagem de uma bobina não pode ser o mesmo que se usa para soldar uma ficha de auscultadores. Um ferro de pouca potência não conseguirá derreter a solda da blindagem, o de grande potência derreterá a ficha!


Ferro de soldar tipo pistola


Para uso em rádios antigos o melhor é o ferro tipo pistola. Este ferro é de aquecimento quase instantâneo e só aquece enquanto estiver premido o seu botão de corrente, daí que seja relativamente fácil controlar o calor a aplicar num determinado componente.


Ferro de soldar com suporte


A solda deve ser fina e de boa qualidade com uma boa percentagem de estanho e de antioxidante. Este antioxidante serve para remover a sujidade ou oxidação dos pontos de solda. Quando esta proporção não é suficiente pode usar-se resina para esse efeito.


Como soldar:


  1. Certifique-se que as superfícies a unir pela solda estão limpas. Os componentes antigos acumulam uma fina camada de óxido que dificulta a soldadura. Pode raspar a superfície a estanhar com um canivete, lâmina ou faca. O fio de uma tesoura também serve.
  2. Estanhe primeiro cada parte a unir. Depois do ferro suficientemente quente encoste a ponteira no fio de solda até que esta se derreta e fique na ponta do ferro. Em seguida passe a ponteira pela primeira superfície a unir de forma a que esta fique uniformemente estanhada. Repita o mesmo para a segunda superfície. Se tiver dificuldade em fazer com que a solda adira, molhe a ponta do ferro num pouco de resina.
  3. Uma outra alternativa é encostar o fio de solda à área a estanhar e, ao mesmo tempo, o ferro de forma a que a solda derreta directamente no ponto a estanhar.

  4. Una as duas peças e encoste o ferro para que a solda já existente derreta unindo os dois pontos. Se for necessário adicione um pouco de solda como explicado no ponto 2. Aguarde que arrefeça durante uns dois ou três segundos. Não mexa a ligação durante esse tempo. A solda deve ficar com um aspecto liso, brilhante e sem rugosidade. Uma bolinha de solda quer, quase sempre, dizer que a soldadura não está correcta sendo oca por dentro. Com o tempo essa solda vai produzir um mau contacto, em regra chamado de "solda fria".

Lembre-se que muita solda não significa que está bem soldado. Tenha cuidado para que não caia nenhum pingo de solda noutra parte do circuito, na mesa de trabalho ou na roupa. Cuidado com as queimaduras, em regra são bastante dolorosas.


Comentários

Bôa noite.
Tenho um ferro para solda de 40W,e não consigo estanhar sua ponta toda vez que tento colocar o estanho ele não fixa na ponta do ferro! e escorre,oque estou fazendo de errado?
obrigado.

:) ...Talvez o estanho que esta a usar não seja indicado (tinol) tente limpar a ponta com uma lixa e depois coloque resina antes do estanho na ponta do ferro, depois de colocar estanho "esfregue" a ponta num elemento rugoso, repita até ficar de cor prata.

M. Loureiro

PSDS

Limpe bem a ponta de seu ferro de soldar com uma lixa fina,
Removendo todo excesso de resíduos acumulado depois, limpe
com um pano limpo e úmido depois pode estanhar que vai da certo.

PSDS

Bom galera, tenhu um ferro de solda 40W, e não consigo usalo, se euencosta na solda, ele derrete e a solda cai seca, e quando eu vou tirar uma solda de uma placa, elle naum derrete!

me ajudem!

email: mateus_gosma@hotmail.con6

A ponteira deve estar limpa e estanhada. Quando o ferro estiver quente, passe solda na ponta até esta ficar totalmente coberta (apenas a ponta...!).
Se a solda derrete e cai é porque não adere à ponta. Limpa estanhada, sempre.

Prezado Mateus,
Se o seu ferro de solda derrete a solda, é porque a temperatura da ponta do ferro esta ideal. O excesso de solda derretida é normal pingar.

Quanto ao fato de você não conseguir derreter uma solda de uma placa,
pode ser a temperatura do ferro que não é o suficiente para esta placa.
O ponto de solda, a pista da placa mais o volume de solda aplicada naquele local, pede um ferro com mais poder de calor, experimente um
ferro de 80w é isso.


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.