A "lâmpada série"

Separadores primários


LÂMPADA SÉRIE


Trata-se de um dispositivo muito simples de limitação de corrente que evita que um aparelho se danifique ou provoque um curto-circuito por excesso de corrente consumida.

Este dispositivo consiste simplesmente na ligação de uma lâmpada de 40W em série com o aparelho a ligar.

A montagem é igual à de qualquer candeeiro, substituindo-se o interruptor de ligação por uma tomada.

Esquema da lâmpada série


Para isto pode usar um velho candeeiro ou montar o conjunto suporte/lâmpada numa placa de baquelite ou madeira.


Como funciona?


Faça um curto-circuito na tomada usando um fio ou uma ponta de prova. O que acontece? A lâmpada acende com o seu brilho máximo.

Assim se ligar um rádio ou outro aparelho que esteja em curto-circuito não queimará nenhum fusível da instalação eléctrica com todos os riscos que se conhece, apenas acenderá a lâmpada na sua totalidade.

Um rádio sem problemas de sobrecarga fará com que a lâmpada acenda um pouco ao ligar, diminuindo a sua intensidade para, alguns segundos depois, aumentar um pouco o seu brilho.

Este ciclo acontece porque quando se liga o rádio os filamentos das válvulas estão frios tendo uma resistência muito baixa. Isto provoca um excesso temporário de consumo. Ao serem percorridos pela corrente que os alimenta estes aquecem aumentando a sua resistência, logo baixando o consumo. No momento seguinte a lâmpada brilha um pouco mais porque passa a existir consumo anódico.

Se ao ligar o rádio a lâmpada se mantém sempre acesa com o seu brilho máximo significa que há um curto-circuito franco, por exemplo um condensador em curto na entrada da alimentação.

Se o brilho é bastante intenso e não diminui significa que há um consumo anormal. Pode ser o transformador de alimentação ou condensador em curto numa das saídas deste.

Se, alguns segundos depois de ligado o rádio, o brilho da lâmpada começa a aumentar é indicação de uma sobrecarga na alimentação anódica (vamos chamar-lhe +B). Alguma válvula em curto, condensador electrolítico, etc.

Note que se o rádio trabalhar a 110Volts e for ligado através da lâmpada a 220Volts o brilho da lâmpada será elevado mas o aparelho não se danificará, exactamente por esta espécie de limitação automática de corrente.

Com o tempo e a prática habituar-se-á às várias situações de brilho e ao seu significado.

A substituição de uma lâmpada de 40W por uma de potência mais baixa não é aconselhável uma vez que a corrente máxima que esta suporta é inferior limitando a carga a ligar.

Uma lâmpada de 60W ainda pode ser utilizada criando, no entanto, algum risco de dano quando se liga um aparelho de 110Volts sem o respectivo transformador redutor.

Quando tudo parece normal pode ligar o aparelho directamente à corrente uma vez que a colocação em série da lâmpada provoca alguma queda de tensão limitando o desempenho.


Comentários

bom asssunto bem explicado com alguns efeitos e causas

boa tarde, na minha cidade a rede comum é 110V, essa lampada deve ser de 110 ou 220 para se fazer os testes???

Grato

Se a tensão de rede é 110V, a lâmpada deverá ser de 110V.
A tensão da lâmpada deverá ser em função da tensão da rede eléctrica.

Então coloquei um monitor e a lampada acendeu forte, porém apagava e acendia intermitantemente. Como devo interpretar estes resultados

Em outro monitor a lampada não acendia, ficou desligada o tempo todo

Em uma CPU a lampada acendeu mas ficou fraca, e oscilada um pouco mais forte intermitantemente.

Alguém sabe dizer como interpretar estes resultados?

:) Sendo este um sistema basico de analise, o mesmo não é fidedigno para outras situações, note que se o teste a efectuar necessitar de uma corrente (amperes) ou wts elevado a lampada vai ficar intermitente, fraca ou mesmo sem luz, sem que isso informe qualquer avaria, o ideal seria colocar uma resistência de 10 ohm (até 30 ohm) e 5w em paralelo á lampada. a lampada vai continuar a fazer o "teste", vai deixar passar mais tensão mas sem prejudicar o circuito em analise

M. Loureiro


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.