O manual de válvulas

Separadores primários


O MANUAL DE VÁLVULAS


Todas as válvulas têm uma referência que as identifica física e electricamente. Por exemplo: 6V6, 50L6, AZ1, UCH21, etc.

No artigo sobre válvulas neste dossier é possível identificar algumas destas características apenas pela leitura da referência. No entanto essas indicações são muito vagas e, ao longo dos tempos, a nomenclatura nem sempre foi seguida à risca.

Para além disso importa saber a pinagem, ou seja, a que pinos da válvula correspondem os respectivos elementos, cátodo, filamento, grelhas, etc. Saber quais as tensões de trabalho recomendadas é bastante útil uma vez que servem de elemento comparativo com as que se encontram no aparelho que se está a reparar; nem sempre há um esquema disponível ou nem sempre este tem indicadas as tensões de trabalho correctas.

Percebe-se então a necessidade de utilizar manuais onde, para cada referência, sejam indicados os seus parâmetros, esquema eléctrico, tensões e correntes de trabalho, facilitando assim a tarefa de diagnóstico de uma avaria.

Chamam-se "Manuais de válvulas" e já existem, pelo menos, desde os anos trinta.


Imagem de um antigo manual de válvulas


Existem os manuais mais simples onde aparece apenas o desenho da pinagem com a indicação dos respectivos elementos e os mais completos com equivalências, tensões e correntes recomendadas e um circuito típico de aplicação da válvula. Estes circuitos são muito úteis porque, para além de darem uma visão geral da aplicação da válvula num dado circuito, ajudam a descobrir por aproximação o valor de algum componente que não se consegue determinar no aparelho a reparar por já ter perdido a referência, estar muito sujo ou mesmo totalmente danificado.


Esquema e pinagem de uma válvula


As novas tecnologias colocaram à disposição dos reparadores manuais em CD-ROM e na Internet existem várias bases de dados onde é possível obter este tipo de informação.

Abaixo ficam alguns sites de referência com bases de dados e informações úteis sobre válvulas:



Comentários

Exelente fonte de informação, além de ser de grande ajuda para os técnicos que não dispõe de informações sobre as válvulas.
Os link's para os manuáis são muito úteis.
Parabéns aos desenvolvedores.

Na área de downloads do site, existe um software que consiste numa extensa base de dados com detalhes de muitas válvulas.
É um manual de válvulas em formato digital!!

Possuo varios rádios valvulados em razão do que, o artigo "O manual de Válvulas" foi muito util, pois esclareceu muitas dúvidas a respeito do assunto. Parabens ao autor.

Este comentário foi movido para aqui.

Em http://vacuumtubebrasil.profusehost.net
vocês encontram uma vasta gama de informações sobre equipamentos valvulados, teoria, prática, manuais, softwares, etc.
Cordialmente,

Hilton Furlan
são Paulo - Brasil

Alguém sabe onde posso encontrar o datasheet desta valvula? já encontrei vário na net mas nenhum me mostra a pinagem dela, como vou improvisar um soquete, preciso de detalhes.

Obrigado

No meu curso CIT, foi-me fornecido um analisador de válvulas K20E. Com ele veio o manual de montagem e utilização, bem como um manual de válvulas da CIT com um conjunto bastante grande de válvulas e suas características. Esse manual de válvulas é genérico, ou seja não tem nenhuma característica própria para usar nesse analisador, pois também não é necessário.
Recentemente adquiri um outro analisador de válvulas da CIT, do qual não sei o modelo, pois a única coisa que aparece é "Analisador de válvulas" no painel. Depois de analisar o circuito, conclui que é o mesmo do CIT K20A. Este também tem um controlo de sensibilidade, que deverá ser ajustado para cada tipo de válvula de forma diferente. Pelo que deve existir um manual de válvulas próprio para este modelo CIT K20A ou para o idêntico CIT KV3-A, que deverá ser semelhante ao modelo que possuo. Pergunto se alguém poderá ajudar-me a obter esse manual.

Boa noite, eu tenho esse manual.
Indique-me o seu email, e eu mando-lho. Só necessito de uns dias para o digitalizar.

Cumprimenta
Carlos Alves

Bom dia.
Já lhe enviei uma mensagem privada com o meu email.
Muito obrigado.
Aires Gomes

Oi, eu sou francês e eu possuo analisador de valvulas k20e mas sem nota, você poderia me enviar a nota de k20a que você possui se eu lhe der meu endereço de e-mail, eu agradeceria a você isto porque sem nota eu não posso usar o dispositivo.
Obrigado com antecedência.
Arrependido para meu português, eu usei o tradutor de Google.

Array

Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.