O multímetro

Separadores primários


O MULTÍMETRO


O "Multímetro" é o meio de diagnóstico mais eficaz que, se usado correctamente, torna todos os outros aparelhos de teste e medida dispensáveis.


Multímetro analógico


Chama-se "Multímetro" porque agrega várias medições: tensão, corrente e resistência tanto em corrente alterna (AC) como em corrente contínua (CC ou DC).

Alguns aparelhos são complementados com medidor de diodos, medidor de continuidade ou medidor de transístores.

A precisão de medida é bastante importante e vai ter consequências nos valores apresentados. Essa precisão depende de três factores:

  • Qualidade das resistências de queda utilizadas internamente
  • Resistência interna. Esta resistência interna traduz-se numa sobrecarga criada no circuito a medir pelo próprio aparelho de medida. Se se tratar de um circuito de alta impedância com uma elevada resistência, por exemplo, a grelha de controlo de uma válvula, a carga interna do medidor pode influenciar o funcionamento do circuito bem como da própria medida, acusando um valor diferente do real. Esta resistência interna do Multímetro mede-se em Ohm/Volt. Um Multímetro de 100000Ohm/V apresentará por cada volt medido em escala uma resistência de 100000ohm (100kOhm). Se estiver comutado para uma escala de 2,5V a sua resistência interna que se refletirá no circuito a medir é de 250kOhm (100000x2,5=250000Ohm ou 250kOhm). Daqui se retira que um Multímetro será tanto melhor quanto maior for a sua resistência interna. Os Multímetros analógicos têm um valor relativamente baixo quando comparados com os aparelhos digitais. Existem ainda aparelhos de leitura analógica mas com um circuito interno de amplificação a válvula ou a transístor MOS-FET que disponibiliza grande resistência de entrada.
  • Erro de escala. Este erro só acontece nos aparelhos de agulha e deve-se à tolerância na inscrição da escala, alinhamento do ponteiro e erro de "paralaxe". O erro de "paralaxe" reside na distância entre o ponteiro e a escala que, ao ser vista um pouco de lado falseia a indicação visual da agulha não mostrando a sua correcta posição na escala. Por este motivo a leitura é mais rigorosa se for feita no meio da escala, piorando à medida que se caminha para os seus extremos.

Como trabalhar com o Multímetro:


Comece por interpretar a escala, caso se trate de um modelo analógico.


Imagem da escala de um 

multímetro


Existem escalas para Volts, Ohms, dB, etc. Para simplificar, uma dada escala é usada para a medição de Volts, por exemplo, deve ser multiplicada ou dividida em função do que está seleccionado no selector do aparelho.

Imagine que a escala de Volts CC (contínuos) é de 250. Se o comutador estiver numa posição de leitura de 25Volts, deve dividir o valor mostrado na escala de 250Volts por 10. Se for numa posição do botão de 2,5Volts deve dividir a escala por 100. Acontece o mesmo para as restantes medidas.

O selector de funções e escalas é o mais importante no manuseamento do Multímetro. Um erro na selecção da escala ou na função pode danificar o aparelho.


Imagem do selector de 

funções


Este selector está dividido em valores e grupos. Cada grupo corresponde a um tipo de medida: tensão, corrente ou resistência. Um risco ou cor diferente dos números restringe cada secção.

A escala seleccionada deve ser ligeiramente superior ao valor que pretendemos medir. Se quisermos confirmar uma tensão que deve ser de 125Volts alternos temos de seleccionar primeiro a secção ou o tipo de medida, no caso escolher tensão alterna e um valor de escala superior ao valor medido, imagine que a escala mais próxima é 250Volts é esta que deve escolher.

Nos aparelhos analógicos há ainda um botão de ajuste do Zero para a medição de resistência. Para efectuar este ajuste leve o selector para a escala de Ohms que pretende utilizar e em seguida encoste as duas ponteiras, a vermelha e a preta, uma à outra. O ponteiro deslocar-se-á para a direita. Ajuste o botão para que este fique exactamente sobre o 0.

Em repouso a agulha deve estar sobre o 0 da esquerda. Para acertar a agulha use o orifício que se situa no mostrador do medidor.


Imagem de multímetro digital


A leitura nos aparelhos digitais é mais simples mostrando exactamente o valor medido. Apenas deverá ter em atenção a vírgula para destinguir um valor de 250Volts de um de 2,50Volts.


Ligação das pontas de prova:


Há duas pontas de prova: a vermelha, positivo e a preta, negativo. Quando se mede tensão ou corrente contínua a colocação das ponteiras deve respeitar a polaridade. Num Multímetro analógico a inversão de polaridade faz com que a agulha se desloque em sentido contrário.

Num aparelho digital aparece no display a indicação de "-".

A ponta vermelha liga na ficha com a indicação de "+" e a preta na entrada assinalada com um "-". Nesta posição o medidor mede voltagem, corrente e resistência. Em regra existe uma outra ligação para medição de alta corrente. Para efectuar uma medição nesta escala deve retirar a ponta positiva e colocá-la no borne respectivo.

Não se esqueça de voltar a colocar a ponteira no borne correcto depois de efectuar a medição. Um esquecimento e provocará um curto-circuito.


Comentários

quero saber como é que se usa um voultímetro?
com bastantes detalhes.
muito obrigado.

:) se conecta sa pontas de prova e adapta se na escala certa e realiza a medição.

Este comentário foi movido para aqui.

Como se sabe que posiçao deve estar o multimetro durante o uso?
e como usa-lo com tensõa de linha?
Obrigaada

ola, primeiro vc tem que saber se a corrente que circula pelo circuito é alternada ou continua , depois coloque o multimetro na escala mais alta ate vc saber qual a corrente que circula ali ...valeu

Como se sabe que posiçao deve estar o multimetro durante o uso?
e como usa-lo com tensõa de linha?
Obrigaada

Confesso que aprendi muito sobre reparos de radios antigos , principalmente sobre o uso do voltimetro.Parabens ao autor pela excelente iniciativa de nos transmitir aquilo que sabe com muita propiedade e segurança!

Como ocorre o funcionamento do multímetro no seu interior? Ele possue uma bobina?

Sim é uma bobina com espiras em cobre que ao entrarem em contato com tensão corrente e resistencia exibem um comportamento que faz com que o multimetro mexa seu ponteiro.
Espero ter ajudado... V

Quero saber como calcula com precisão no multímetro analógico o valor da resistencia.
no casa desta fórmula,como usala?
VO=VI+NDOxPS.
Quero saber como calcular o "NDO".
Si alguém souber,e poder responder agradeço.


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.