Valvulas - Datasets

Separadores primários


Características de válvulas electrónicas usadas em rádio


Foto da válvula ACH1


Sabendo que para qualquer reparador de rádio é importante aceder às características eléctricas, função e pinagem das válvulas usadas em rádio, esta área consiste numa preciosa ajuda.

Aqui podem ser encontradas as características, funções, fabricante, data de fabrico, esquema de utilização, etc, dos modelos mais comuns.

Por questões de disponibilidade de espaço, existe uma listagem com mais de 2000 referências que pode ser consultada, mas cujas informações podem ser solicitadas por E-mail, preenchendo um formulário apropriado.

Por questões de controlo sobre os direitos de propriedade e autorais, esta área é apenas para utilizadores registados. Para aceder a toda a informação disponível, por favor, entre com o seu nome de utilizador e senha ou, caso não seja ainda utilizador registado, proceda préviamente ao registo no site. Sem isso não verá sequer os links desta página.


Foto da válvula 300B


Algumas notas importantes


A pinagem e função das válvulas que alteram apenas a primeira letra ou os digitos iniciais da nomenclatura, mantendo a restante referência são semelhantes, podeendo ser usados os manuais como ponto de partida para a informação sobre a válvula.

Por exemplo, a válvula AL1 é igual na função e pinagem que a EL1, variando apenas a tensão de filamento. Da msma forma a 6L6 é semelhante à 12L6 ou à 25L6, variando a tensão de filamento.

Em alguns casos também varia a tensão anódica, mas as características, função e pinagem são semelhantes.

Se procura na listagem uma PCL86 e não existe, mas há uma UCL86 ou uma ECL86, o manual de referência de qualquer uma delas pode ser usado, sabendo que muda a tensão de filamento e pode mudar a tensão anódica.

Os dados existentes foram obtidos com base nos manuais de serviço e dados adicionais dos fabricantes. Por esse motivo essa informação é susceptível de conter erros ou omissões. Desse facto somos totalmente alheios.



Datasets e listagem


Atenção! Não está autenticado no sistema. Para aceder a todas as funcionalidades da Galeria deverá entrar como utilizador registado. Use os links abaixo para iniciar sessão ou proceder a um novo registo.



Comentários

Já lá vão uns anitos em que, entusiasmado pelos rádios existentes em casa e que eram pertença dos meus avós, comecei a adquirir rádios nos mais variados sitios (lojas, feiras ou em contentores do lixo,etc). Começou assim mais uma colecção. Dai até ao restauro dos mesmos foi um passo inevitável. Comecei pelas caixas e pela limpeza do interior - as técnicas usadas são muito semelhantes ás que aqui nos são excelentemente apresentadas.
Quanto ao restauro técnico, até agora recorria a um amigo do meu pai que é profissional na matéria - o "Dr." Ramos, na Avª de Roma em Lisboa, a quem daqui mando um abraço. Como o fundo de maneio para este "vício" está bastante curto, pois a crise toca a todos, comecei os primeiros passos na investigação técnica para tentar ouvir novamente alguns dos "cantores" que possuo. E de repente deparo com este site extraordinário que é um grande exemplo de partilha de conhecimento e de interesse pelo tema, e uma tentativa para que todos os que cá chegam tenham acesso a informação que se torna cada vez mais rara e que ao mesmo tempo faz com que em nós "toque" a campainha do conhecimento tal a simplicidade e objectividade com que os problemas e suas possiveis soluções nos são apresentadas.
Na expectativa de me dar bem nesta nova aventura, só me resta dar os parabéns a quem partilha desta forma os seus conhecimentos e experiências. Isto sim é Serviço Público - e de primeira.

Cumprimentos

Paulo Barreto

Caro Paulo, muito obrigado pelas suas palavras. São comentários como o seu que nos dão força para continuar.
Entretanto, este espaço estará disponível para acolher a sua colaboração em qualquer uma das nossas áreas, fotos, restauros, esquemas, fórum, etc.

Cordialmente,

António Silva

caros especialistas, Encontro-me a efectuar trabalho do RVCC 12º ano eneste momento estou a fazer trabalho de pesquisa sobre equipamentos.
tenho na minha posse, por oferta um rádio antigo de marca "parsifal", vindo da Suiça. caso exista alguma bo mamigo que me possa dar informações técnicas para terminar o meu trabalho agradecia muito.
Um bem haja para os criadores deste espaço


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.