Conservação e limpeza

Separadores primários


CONSERVAÇÃO E LIMPEZA


O tempo é o maior inimigo do vinil. Há medida que os anos passam, mesmo que não sejam usados, o pó, humidade e fungos vários, ocupam-se da destruição silenciosa dos minúsculos sulcos onde foram gravados os relevos correspondentes à informação sonora.


Disco muito sujo, antes da limpeza


Para além de deverem ser guardados nas melhores condições, também devem ser limpos, lavados, antes de serem ouvidos, sobretudo, se estiverem guardados durante muito tempo.

Também os discos usados que os coleccionadores compram devem ser lavados antes de serem ouvidos. Quando os discos novos têm muita estática, uma ligeira lavagem também favorece a audição e a preservação do disco.

Pode parecer estranho lavar um disco, acima de tudo quando nos dizem que há quem o faça simplesmente com água e sabão, no entanto esta é a única forma de retirar o pó acumulado, matar os fungos, remover a humidade e a electrostática.

Vamos descrever duas formas de lavar discos, uma prática, usando uma máquina apropriada, outra mais complicada, usando a lavagem manual com água e sabão.

Embora a lavagem feita por máquina fique mais cara, os resultados são francamente melhores, uma vez que duas escovas apropriadas varrem a superfície do disco, retirando mais facilmente a sujidade acumulada.

Note que qualquer processo de lavagem é agressivo para o disco. As escovas removem a sujidade mas também removem o vinil e não existe nenhum produto de limpeza verdadeiramente inofensivo.

Por esse motivo, não lave os discos constantemente; se forem peças raras uma ou duas vezes durante toda a vida útil do disco.




Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.