Humor: "A voz dos ridículos"

Separadores primários

Imagem: 
Jornal A voz dos ridículos

O humorista João Manuel começou a escrever "Piadas à moda do Porto" para o jornal "Os Ridículos", de Lisboa. Mais tarde, Aníbal Nazaré, proprietário do jornal e nome grande do teatro, convidou-o para escrever textos de revista e isso deu-lhe grande experiência na construção de piadas.

Um dia, João Manuel propôs ao Portuense Rádio Clube, cujos estúdios estavam instalados na Avenida Rodrigues de Freitas, uma rubrica de humor num programa de variedades da emissora.

Assim, a 17 de Abril de 1945 ia para o ar o primeiro programa de "A voz dos ridículos", emitido na Ideal Rádio.

Foi dado o nome de " A Voz dos Ridículos", porque eram textos falados, à semelhança do que João Manuel já escrevia para o jornal.

A equipa inicial, e que se manteria pelas décadas seguintes, era constituída pelo maestro Castro Silva, Eduardo Augusto, Correia de Oliveira, o imitador Mena Matos, Bê Veludo, um dos maiores humoristas portugueses, e André Brun.

Nas primeiras emissões, a equipa era de luxo. Além das piadas, havia canções humorísticas e as imitações de Mena Matos, um dos maiores artistas do Porto.

O dramaturgo Bê Veludo escrevia textos mordazes e de crítica profunda. A equipa era de luxo e fez escola.

Algum tempo depois e embora já com grande sucesso, o programa foi interrompido em virtude do fecho da estação pelo governo.

Júlio Silva, pioneiro da Rádio em Portugal e proprietário da Ideal Rádio, quando soube do fim da rubrica, convidou imediatamente João Manuel a levá-lo para a sua estação, a Ideal Rádio, com estúdios na Rua Alferes Malheiro.

"A voz dos ridículos" ficou cerca de 40 anos nessa estação. Com o declínio da "Ideal Rádio,, que culminou com o seu fecho após o 25 de Abril, "A voz dos ridículos" mudou-se para os "Emissores do Norte Reunidos, com estúdios na Rua D. João IV.

Com a nacionalização da rádio e a consequente absorção dos Emissores do Norte Reunidos, o programa passa a ser transmitido na Rádio Comercial.

Mais tarde passou para a emissora local Rádio Clube de Matosinhos e, actualmente, é emitido todos os domingos, à hora do almoço, na Rádio Festival, uma rádio local que emite para a zona do grande Porto.

Não é fácil resistir durante mais de 60 anos, mas "A voz dos ridículos" tem-no conseguido, graças em boa parte à teimosia do seu fundador e a uma equipa coesa, formada por alguns descendentes da equipa original.

Actualmente o programa conta com os seguintes colaboradores:
- Vozes: José Lopes, Salazar Ribeiro, Júlio Couto, Mauro Calado, Manuel Carvalho, Zulmiro Reimundo, Virgílio Cervantes, Manuel Morais, Elisabete Moreira e Maria José
- Técnico de som: José Manuel

"Rir é bom, rir faz bem ao coração" é este o slogan que, semanalmente, o mais antigo programa da rádio portuguesa e talvez um caso raro no mundo, leva aos seus fieis ouvintes.

Em julho de 2013 o programa deixou definitivamente de ser transmitido.

Com muita música, poesias magistralmente ditas por Júlio Couto, histórias, anedotas, durante 68 anos foram criticando e chamando a atenção de quem os ouviu com agrado para os muitos problemas da actualidade, mas sempre com muito humor.



Comentários

que saudades!

Gostaria de saber maiores informações sobre a idade da rádio e do programa:
Quanto tempo em cada rádio?
Quanto tempo atuou cada um dos apresentadores?
Se até hoje o programa é humuristico?
enfim maiores detalhes. Obrigado Paulino

Recordo com muita saudade o dia 17 de Abril de 1945 , quando se iniciou a 1ª emissao da VR,á qual dei a minha colaboraçâo, como tecnico de som.
Tempos em que todo o trabalho era feito graciosamente,Colaborei no Portuense Radio Clube,sempre dedicado à parte tecnica,chegando a exercer cargo directivo .
Um abraço radiofónico-
A. C.7

Possuo originais de um humorista que escreveu para a voz dos ridiculos - Bocaje com Jota era o pseudonimo de Jacob Oliveira da Fonseca
sempre atento!
Ícaro

Olá. Muito obrigado pela disponibilidade. Esses artigos são em áudio ou em texto? Está disponível a cedê-los? Por favor, responda através do nosso formulário de contacto.

Muito obrigado,

A equipa de aminharadio.com


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.