100 anos de radiodifusão

Separadores primários

Read time: 1 minuto

100 ANOS DE RADIODIFUSÃO



Família em torno do rádio


No dia 24 de Dezembro de 1906, Reginald Aubrey Fessenden, realizou aquela que é considerada a primeira emissão de radiodifusão

Nessa noite, tocou o seu violino e leu alguns versículos da Bíblia para algumas pessoas que o escutavam à distância.

Era o início do sonho: conseguir transmitir a voz humana, sem o recurso de fios, tal como já se fazia com os sinais telegráficos.

100 anos depois, traça-se aqui o percurso deste fascinante meio de comunicação, muito distante dos primitivos sons transmitidos por Fessenden e dos que, nos anos seguintes, experimentaram, criaram, descobriram e exploraram as técnicas que permitem, hoje, usufruir de um meio de comunicação em elevado estado de perfeição, mas, que mesmo assim, não pára de evoluir.

O que se lerá nestas páginas é apenas um pequeno resumo. A história da rádio é vasta, por vezes fantasiosa, e com muitos pormenores que falta ainda contar.


Foto de um cão com auscultadores e um rádio


Comentários

Bom dia gostei muito do conteúdo do site, eu gostaria de saber se o assunto que está no site sobre a história da rádio foi retirado de algum livro ou se
tem algum livro que conte está história se tiver qual o nome do livro e autor, pois preciso muito desta bibliografia ! Obrigado.

Retrato de aminharadio

Caro Fernando, dado o grande conteúdo de informação disponibilizada no site, abordando a rádio de tantas vertentes diferentes, percebe-se que não existe um livro apenas, mas sim, muitos livros, revistas, websites, etc.
Alguns artigos são retirados de revistas com mais de 70 anos, só disponíveis em determinadas bibliotecas ou pertencentes a arquivos pessoais.
No entanto existem alguns livros sobre rádio que podem servir de referência para trabalhos de investigação.
Neste momento o site está em processo de actualização de plataforma, de forma que não há tempo para lhe disponibilizar essa lista.
Por outro lado, seria interessante que essa lista fosse pública e disponível a todos os visitantes.
Prometemos que, em breve, disponibilizaremos essa lista, não exaustiva claro.

Por favor, aguarde um pouco, por enquanto o nosso pouco tempo está a ser canalizado para a completa migração do site.
Mais tarde outras energias nos levarão para outros caminhos, ou seja, publicação de novos conteúdos.

Cordialmente,

Aminharadio.com

António Silva - aminharadio.com