Dezembro 2006

Ás costas

Decorria o ano de 1969, acabado de ser admitido ao serviço da ENR vindo da Grundig/Braga, onde por diversos factores o micróbio se manifestara e com que actividade "porque proibido" era mais apetecido, e lá ia eu só á noite, quando sabia serem reduzidos, ou mesmo nulos os mirones, arrastando e carregando ás costas serra acima além do equipamento de 2 metros, um pequeno gravador, a antena, 3 cassetes, a bateria para alimentar o pequeno emissor modulado em frequençia que dessipava cerca de 3 Wats, tudo construção caseira, fazendo com que fosse ouvido nos Carvalhos, mais própriamente no Perosinho, onde um amigo que entretanto o pusera de sentinela alerta, me informava via 2 metros das condições da referida emissão "apenas música", folclore, com o objectivo de melhor se identificar.

Read time: 1 minuto

A rádio que não tocava música


RÁDIO AMAZÕNICA, A RÁDIO QUE NÃO TOCAVA MÚSICA


Foto de pôr-do-sol na Amazónia


Avistei o Dr. Percy próximo ao acampamento, tinha um semblante sério e compenetrado no trabalho, muito diferente da pessoa afável e alegre que conheci havia 10 dias em Itaituba, estava visivelmente preocupado vindo ao meu encontro e perguntando logo:

- Fizestes boa viagem? Com sotaque característico dos Pampas não escondia sua origem gaúcha.

Autor nome : 
J. Geraldo
Read time: 8 mins
Autor apelido: 
PEREIRA
Categoria: 

100 anos de radiodifusão - 2006: O futuro

2006: O futuro

1. Certeza do digital:
A pesar da informática e das mais recentes tecnologias, o sistema de emissão e recepção utilizado, continua semelhante ao dos primórdios da rádio. A emissão faz-se em modulação de frequência ou de amplitude, a recepção é feita por rádios cujo sistema foi inventado em meados de 1917 e generalizado nos anos 30 - o superheterodino.

Read time: 1 minuto

100 anos de radiodifusão - 2000-2006: Novos serviços

2000-2006: Novos serviços:

1. De volta à tecnologia:
Emissão Digital, DBS, DMX, Internet, etc. permitem novos serviços e funcionalidades.
Paralelamente, 100 anos depois, o AM continua vivo e, com as mudanças que se avizinham, adivinha-se um aumento importante da sua utilização.

Read time: 2 mins

Faleceu Eduardo Street

A rádio portuguesa perde mais um dos seus valores: faleceu ontem, vítima de pneumonia, Eduardo Street.
Tornou-se conhecido pelo seu extraordinário trabalho como realizador de rádio teatros na antiga Emissora Nacional, nos anos 50, época em que este tipo de programa era muito popular e de grande agrado dos ouvintes.

Read time: 1 minuto

100 anos de radiodifusão - 1990-2000: A rádio compete

1990-2000: A rádio compete
1. A automatização salva:
Cada vez menos gente executa mais trabalho. Os novos proprietários das emissoras, para reduzir custos, automatizam cada vez mais a programação, partilhando instalações e equipamentos, chegam a controlar 3 estações em simultâneo.

Read time: 2 mins

Adilson Castro - O que seria de nós sem a rádio?


O QUE SERIA DE NÓS SEM A RÁDIO?


Foto de Adilson Castro


Ao falar da Rádio, Tenho a dizer que ela significa um meio de Comunicação, que faz-me saber tudo quanto tem haver com os acontecimentos que se vêm registando no meu País, e não só como do resto do mundo que se encontram tão distantes do meu Povo , que um dia nunca imagináva-me como que viviam os Povos dos outros Continentes, o que retrata a sua maneira de viver e estar.

Autor nome : 
Adilson
Read time: 2 mins
Autor apelido: 
CASTRO
Categoria: 

100 anos de radiodifusão - 1980-1990: Mais esforços do rádio

1980-1990: Mais esforços do rádio

1. A administração Reagan desregula a indústria:
A partir de agora, as estações de rádio já não têm de obedecer aos regulamentos federais, mas sim às regras do mercado.

Read time: 2 mins

100 anos de radiodifusão - 1970-1980: Furos da rádio

1970-1980: Furos da rádio

1. É previsível:
As emissoras de AM, as do "Top 40", começam a década com os olhos nas audiências.
A pesar da sua programação aborrecida e da falta de qualidade de áudio, mais de 50% das pessoas, em todo o mundo, ouve as emissoras de AM. No entanto estas sabem que é uma questão de tempo e que, mesmo com alguns recursos técnicos como o AM de banda larga e o estéreo, não é possível competir com o FM que está perfeitamente consolidado no fim da década.

Read time: 2 mins

Páginas