Setembro 2013

Pioneirismo dos Açores nas redes fixas de TSF em Portugal

Depois das primeiras experiências de utilização da TSF em Portugal, em 1901, protagonizadas pelo capitão Severo da Cunha, do Regimento de Engenharia, relatadas por Afonso do Paço (1) e referidas em (2) e das experiências levadas a efeito, no ano seguinte, pela Direção Geral dos Correios e Telégrafos, com a cooperação da Marinha, seria de prever que o passo seguinte na utilização da TSF em Portugal, ou seja o estabelecimento de redes fixas em território nacional, fosse impulsionado pelos militares.

Autor nome : 
Sub título: 
Read time: 3 mins
Autor apelido: 
Categoria: 

O início da Telegrafia eléctrica nos Açores


Enquadramento:


A 16 de Setembro de 1856, dia da acclamação de Sua Majestade El-Rei o Senhor D. Pedro V, inauguraram-se as primeiras linhas. Assim, em 1856 achava-se estabelecida entre nós a telegraphia eléctrica, tendo-se aproveitado para esse fim os empregados da telegraphia visual (militares do Corpo Telegráfico, criado em 1810 e extinto em 1864).

N’esse mesmo ano foram construídas as linhas de Lisboa ao Porto e Elvas, mas só em 1857 (25 de setembro) se effectuou em Badajoz a ligação das nossas linhas com as hespanholas.

Autor nome : 
Sub título: 
Read time: 4 mins
Autor apelido: 
Categoria: 

A cassete faz 50 anos

Nascida em 1963 pela mão da Philips cedo se tornou
o suporte mais democrático de sempre.
As cassetes existiam para todos os preços, desde as baratas, de ferro, até às caríssimas, de metal.
Quanto aos leitores / gravadores, era o mesmo. Japonesada barata, portátil, fanhosa, "comendo" fita, até aos mais sofisticados modelos de decks imortalizados pela Nakamichi, Teac, Akai, Luxman, Sony, etc.

Read time: 2 mins

Páginas