Agosto 2023

Anatomia de uma cassete

Manuseadas milhões de vezes, colocadas no leitor, virando para o lado B, colocando na caixa, quantas vezes nos perguntamos para que servem aquelas janelas retangulares e orifícios?

Vista de cima

Aqui não existe grande novidade. As dimensões da caixa são 10 cm x 7 cm x 0,8 cm (1,2 cm, na parte mais larga).

A fita tem uma largura de 3.81 mm e comporta duas pistas em duas direcções.

Como a cassete é reversível, tem o lado A e o lado B, o que temos de um lado é repetido do outro de forma inversa.

Autor nome : 
Sub título: 
Read time: 3 mins
Autor apelido: 
Categoria livre: 
Imagem: 
Detalhe visto de frente
Detalhe visto de trás

Gramofônica

A série conta em detalhes, sem perder a leveza, histórias dos discos em 78 rotações por minuto, que existiram no Brasil entre 1902 e 1964.

Os seis episódios oferecem recortes desse universo amplo. A concepção e a apresentação são da radialista e pesquisadora Biancamaria Binazzi.

Read time: 0 mins

Episódio 6 - Caipiras paulistas em 78 rotações

No último episódio da série dedicada à discografia brasileira em 78 rotações, Gramofônica apresenta alguns dos primeiros discos de música caipira gravados em São Paulo.

O programa conta com depoimentos da historiadora Juliana Perez Gonzalez (“A indústria fonográfica e a música caipira gravada: uma experiência paulista”), da musicóloga e foliã de reis Priscila Ribeiro (Trio Maria Fumaça) e do compositor e pesquisador Ivan Vilela (“Cantando a própria história: música caipira e enraizamento”).

Read time: 0 mins

Episódio 5 - Música de feitiçaria no Brasil

No quinto episódio da série, Gramofônica visita os discos de macumba e candomblé apresentados por Mário de Andrade na conferência literária “Música de Feitiçaria no Brasil”, em 1933. Nesse trabalho, publicado postumamente pela musicóloga Oneyda Alvarenga, o turista aprendiz investiga as relações entre música e espiritualidade a partir de suas anotações de viagens e escutas em sua vitrola.

Read time: 0 mins

Episódio 4 - A discoteca folclorística de Mário de Andrade

No quarto episódio da série, Gramofônica percorre uma seleção musical preparada pelo poeta modernista Mário de Andrade a pedido do Ministério das Relações Exteriores. Intitulada Discoteca Folclorística, a seleção busca exemplificar as formas e os gêneros da música de tradição oral a partir de discos comerciais gravados na década de 1930.

O programa conta com a participação da pesquisadora Flávia Camargo Toni (Instituto de Estudos Brasileiros – IEB/USP) e do etnomusicólogo Carlos Sandroni (Universidade Federal de Pernambuco).

Read time: 0 mins

Episódio 3 - Sono sonoro: acalantos em 78 rpm

No terceiro episódio da série, Gramofônica visita o universo dos acalantos e cantigas de ninar gravados em discos de 78 rotações. Mais do que canções para embalar, os discos guardam documentos sonoros sobre histórias adormecidas, mitos, medos, fantasias, relações e tradições.

O programa conta com participações da pesquisadora Magda Pucci (“Mawaca”), da psicóloga Silvia de Ambrosis (“Canção de ninar brasileira – aproximações”) e do músico e arte-educador André Luiz Pereira dos Santos (“Quando o instante canta”).

Read time: 0 mins

Episódio 2 - O circo e o disco

No segundo episódio da série, Gramofônica mostra como o circo e os artistas circenses foram fundamentais na consolidação da indústria fonográfica no Brasil. Dedicado aos cantores palhaços Benjamin de Oliveira e Eduardo das Neves.

O programa conta com participações das historiadoras Hermínia Silva (“Circo-Teatro: Benjamin de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil”) e Martha Abreu (“Da senzala ao palco”) e da socióloga e musicista Lívia Mattos (“Música no circo brasileiro”).

Read time: 0 mins

Descrição técnica

A bem-conhecida confiabilidade do Revox A77 é resultado de um conceito de design profissional, um conceito que combina com sucesso as vantagens de um mecanismo de transporte de fita solidamente construído com as vantagens de um design eletrónico avançado. Um mecanismo de transporte de 3 motores com motor de capstan regulado eletronicamente e freios servo operados por solenóide possui poucas peças sujeitas a desgaste mecânico. O uso de um chassi de motor fundido e suporte de cabeça garante um alto grau de precisão mecânica e estabilidade a longo prazo, mesmo sob uso excessivamente pesado.

Read time: 4 mins
Categoria: 
Categoria livre: 
Imagem: 
Detalhe do A77

Revox A77: Uma viagem Lendária pelo Som Analógico

No mundo do áudio, poucos nomes provocam tanta reverência como a Revox. Entre a sua impressionante linha de produtos icônicos, o gravador de fita reel-to-reel Revox A77 permanece como um verdadeiro testemunho do compromisso da marca com a qualidade de áudio excepcional e excelência em engenharia.

O Revox A77 não só conquistou os corações dos audiófilos na sua época, mas continua a ocupar um lugar especial nos corações dos entusiastas e colecionadores até hoje.

Read time: 3 mins
Categoria: 
Categoria livre: 
Imagem: 
Revox A77 visto de frente

Páginas