O blogue de ct1fiy

O meu blog

Bem-vindo ao espaço de partilha de notas sobre um dos meus passatempos favoritos, o radioamadorismo.
António Silva, Maia - Portugal
QTH Locator IN51RF | DMR ID 2681151
Informação da estação APRS

CT1Dois Tostões

Embora os meus anos de radioamador sejam relativamente poucos, já sabia desse mundo fascinante muito antes de decidir ligar-me a ele, talvez, ou de certeza, até ao fim dos meus dias.
Nem sonhava, sequer, ser radioamador, já conhecia, pela leitura dos seus deliciosos textos, o Mário Portugal, CT1DT, apelidado, entre os colegas, como o CT1 Dois Tostões.
Tive, mais tarde, contatos, já como amador, e, depois, algumas tentativas, que acabaram por ser bem sucedidas, de partilha de alguns dos seus textos no site que serve de casa a este blog.

Categoria livre: 
Imagem: 
CT1DT no seu escritório

Projetos que nos surpreendem: OpenGD77

Como já referi noutro post, os rádios que vulgarmente usamos para operar em DMR não foram pensados para uso no serviço de amador.
A sua popularização deve-se ao baixo preço, mas o reverso da medalha é alguma complexidade na configuração do Codeplug. Vale a experiência e partilha de vários radioamadores que constroem esses ficheiros de configuração. Para o utilizador comum, pouco dado à informática, acaba por ser confuso falar de Color Code, Time Slot, etc.

Categoria livre: 

Vamos aproveitar enquanto a pólvora está quente

O post anterior foi, para este humilde e jovem blog, um sucesso!
O nosso colega CT1JIB, Jorge Santos, enviou-me alguns acrescentos que, sobretudo para os mais ligados à tecnologia e informática, podem ser interessantes.
De referir o notável trabalho do CT1JIB na introdução, divulgação e melhoria da qualidade da rede DMR em Portugal.
Portanto, acreditem, ele sabe do que fala!

Categoria livre: 

O radioamador que patilha mais rápido que a própria sombra

Lembram-se daquele cowboy da banda desenhada que ficou conhecido por disparar mais rápido que a própria sombra?
Pois é, também existe essa figura no radioamadorismo!
No caso o disparo é feito com a PTT do rádio e, de preferência ainda mesmo antes do QSO anterior ter terminado.
Já no tempo das comunicações analógicas, alguém ainda se lembra?, que era, digamos, de bom tom, dar um espaço entre cada QSO. Isto possibilitava a entrada de outro colega na conversa, (Oportunidade para CT...) ou mesmo solicitar o uso da frequência para uma chamada.

Categoria livre: 
Imagem: 
Imagem do cowboy Lucky Luke

O radioamadorismo e as pessoas com deficiência (1)

Já escrevi algumas vezes que este blog pretende ser apenas um bloco de notas, com posts curtos, para evitar o cansaço natural da leitura.
Cada tema, cada assunto terá réplicas que se espalharão em textos futuros.
O impacto do radioamadorismo entre as pessoas com deficiência é um desses casos...
Já me tenho perguntado o que leva alguém a investir, por vezes bastante dinheiro, em equipamentos, antenas, etc, para pegar num microfone e falar com alguém a milhares de quilómetros em QSOs que duram instantes ou horas?
E porque é assim desde os primórdios da TSF.

Categoria livre: 

Um repetidor que é um luxo

Nem a propósito, falamos num post anterior de um texto premonitório sobre o que seria o radioamador deste milénio…
Acaba de ser instalado e está já operacional um novo repetidor a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).
Este repetidor, digamos, de luxo, está já a ser muito bem aproveitado por amadores de todo o mundo para QSOs a milhares de quilómetros.
O repetidor é constituído por um Kenwood D710GA e fonte modificados, porque, como é evidente, as condições lá em cima não são propriamente as melhores.

Categoria livre: 

Ouvindo por aí na radioesfera… (1)

“O meu rádio é sensível de mais”
Já ouvi esta expressão muitas vezes e, a pesar disso, nunca deixo de sorrir.
O que se passa é que, quando o radioamador liga a antena exterior ao transcetor, geralmente um portátil chinês de DMR, escuta, em determinadas frequências, coisas que não deviam lá estar.
Os equipamentos usados pelos amadores para operar em DMR nas bandas de VHF e UHF não foram projetados para esse uso.

Categoria livre: 
Imagem: 
Exemplo de rádio DMR barato, Radioddity GD-77

O radioamador do milénio

Nesta plataforma que serve de estante aos meus escritos, existem autênticas pérolas que merecem ser mostradas.
Em 18 anos de conteúdos em crescimento constante, muitas coisas ficam esquecidas na organização cronológica do site.
Embora o foco de aminharadio.com não seja o amadorismo, não é possível deixar de dar relevo aos que contribuiram, em geral de forma anónima, para a evolução das rádio comunicações.
Um exemplo é o artigo publicado em 2006 e com o mesmo título que coloquei no post.

Categoria livre: 
Imagem: 
Imagem de satélite de comunicações

Arreganha a taxa

Relembrando uma expressão teatral muito popular dos anos 40 do século passado, está na altura de arreganhar a taxa, ou seja, pagar a licença de radioamador.
Não esqueçam que tem de ser paga até ao fim de setembro, imperterívelmente, caso contrário vão ter de arreganhar mais um bocadinho!
Façam como eu para evitar esquecimentos: ativem o débito direto.

Categoria livre: 

Apresentação do Blog, ou permissão para CT1FIY...

Este será o espaço de partilha de notas sobre um dos meus passatempos favoritos, o radioamadorismo.
Em tempos de Internet e onde abundam os meios imediatos e globais de comunicação, montar antenas e falar para um rádio pode parecer estranho.
Mas não é! Tal como anteriormente, os radioamadores usam as mais recentes tecnologias, agora digitais, recetores sofisticados e redes de computador
E o QSO faz-se, entre rádios, entre computadores, através das ondas hertzianas, para centenas de metros ou milhares de quilómetros.

Categoria livre: 
Imagem: 
Foto de CT1FIY