"Cantando espalharei por toda a parte". Foi com esta divisa que, em 1 de Agosto de 1935 a Emissora Nacional iniciava oficialmente as suas emissões.
No entanto a génese deste nascimento era bem mais antiga, datando de 1930 o decreto-lei que cria, na dependência dos CTT, a Direcção dos Serviços Radioeléctricos e autoriza a aquisição de dois emissores de O.M. e O.C. Este diploma declara "monopólio do Estado todos os serviços de radiotelefonia, radiodifusão, radiotelevisão e outros que venham a ser descobertos e se relacionem com a radioelectricidade".
Em 1933, fazem-se as primeiras emissões experimentais a partir de um emissor de O.M. de 20 Kw instalado em Barcarena e é nomeado Director Artístico dos Estúdios o Dr. António Joyce.
Em 1934, são criados a Direcção dos Estúdios da Emissora Nacional e um Conselho de Programas, enquanto os estúdios são transferidos para o n? 2 da Rua do Quelhas, em Lisboa.
Após um ano de funcionamento, a título experimental, a inauguração oficial fazia-se em 1 de Agosto de 1935. A primeira Direcção da E.N. foi constituída pelo cap. Henrique Galvão, Eng. Manuel Bivar e Dr. Pires Cardoso.
Um ano antes tinham sido inauguradas as emissões para o ultramar em onda curta com um emissor de 1Kw.
Em 1974, com a revolução de Abril, a EN é nacionalizada dando início à RDP, Rádio Difusão Portuguesa.
71 anos depois a RDP com os seus 3 canais nacionais, emissão em onda curta, satélite e Internet para todo o mundo, figura hoje entre as vinte maiores empresas portuguesas do ramo dos serviços com uma potência total de emissão próxima dos 2000Kw e um volume de receitas de cerca de 25 milhões de euros.
Mas para nós, ouvintes, o mais importante são as suas 315 horas diárias de emissão, música, informação, distracção, transformam-na numa companhia insubstituível.
Links relacionados:
Tudo sobre a história da rádio em Portugal
Ouça o programa comemorativo dos 70 anos da Emissora Nacional, transmitido a 1 de Agosto de 2005, numa cortesia de Rui Pego
Nelson Ribeiro, autor do livro A Emissora Nacional nos primeiros anos do Estado Novo