Radioddity GD-77: resolução da distorção de áudio

Separadores primários

Foto X: Vista da placa
Foto 1: Vista da ligação original
Foto 2: Detalhe do fio de ligação
Foto 3: Detalhe do novo ponto de ligação

Nota: Se não se sente à vontade com o uso do ferro de soldar, pare a leitura aqui. Em alternativa, o "faça você mesmo" pode ser substituído pelo "tenho um amigo que faz por mim!".
Se for o caso, pode continuar a leitura!

Este tutorial aplica-se aos Radioddity GD-77, GD-77S e clones.
Dificuldade: Fácil
Tempo: 15 minutos
Material: Ferro de soldar de ponta fina e baixa potência, solda fina e de boa qualidade, alicate de pontas finas, chave apropriada aos parafusos do rádio.

Preâmbulo:
Já referimos várias vezes que uma das causas do sucesso do DMR é o baixo preço dos HT. Não existem milagres, se é barato não pode ser bom.
Em geral, por fora, de aparência, até parecem robustos. Mas o preço é o resultado de um fraco controlo de qualidade, materiais de má qualidade, erros de projeto, firmware pobre e poupança nos componentes eletrónicos não fundamentais.
A vantagem é mesmo o preço e a consciência de que, quando avariar, vai para o lixo, contribuindo, ainda mais para a degradação do planeta!

Só por sorte a potência, sensibilidade, distorção, relação S/N, etc, serão as indicadas pelo fabricante e, ainda assim, sempre com variações significativas entre aparelhos.
Acrescem os problemas de radiação parasitas, transformadores pouco seguros e sistemas de carga bem pouco amigos das baterias.

Este padrão existe também nos HT um pouco mais caros, em que muda a marca mas o fabricante e a filosofia de fabrico são os mesmos.
Na verdade, produzir um HT a partir de um bom projeto, com bons componentes, bem montado, bom software, tudo dentro das normas de segurança, proceder à sua homologação na Europa, fica caro.

A vantagem é uma certa liberdade para fazer alguns tweaks (modificações) que corrigem ou melhoram o seu funcionamento.

Este preâmbulo serve para introduzir o problema de áudio dos GD-77 e clones.

Descrição do problema:
Quando a carga da bateria é superior a 7,5V o sinal de áudio em volume baixo é muito distorcido. Essa distorção aumenta com a tensão de carga, ficando muito elevada quando a tensão atinge o valor nominal de 8,4V.
A distorção desaparece em volume elevado.

Causa:
Há um erro no projeto. A polarização do andar de saída de BF é incorreta, alterando o ponto de trabalho do amplificador.

Solução:
A solução indicada em vários tweaks passa pela alteração da resistência de polarização, de 7K para 15K.

O problema:
A substituição não é fácil. Trata-se de um componente SMD, muito pequeno, que exige um ferro apropriado, muita habilidade e visão. As probabilidades de algo correr mal são muitas.

A nossa sugestão:
É mais simples e quase isenta de erro.
Numa observação rápida, percebeu-se que, ao ligar um altifalante externo, a distorção não existia. Mas porquê se o problema de polarização continuaria?
O Radioddity tem dois amplificadores de BF, um para o altifalante interno, outro para uma ligação externa. Este segundo amplificador tem um ganho ligeiramente superior para funcionar bem com cargas diferentes, mas também não sofre dos problemas de distorção do amplificador associado ao altifalante interno.
Assim, a solução simples será desligar o altifalante do HT e ligá-lo à saída do segundo amplificador.
A solução mostrou-se perfeitamente funcional, sem nenhum problema associado, nem perda de qualquer função.

Execução:
1) Retire a bateria;
2) Retire os 4 parafusos;
3) Retire o botão de volume ( e o de canal no GD-77S);
4) Com um alicate de pontas finas ou uma pinça desaperte a porca que fixa o potenciómetro;
5) Retire a parte da frente do rádio com cuidado para não danificar os fios do altifalante e o flatcable de ligação da placa frontal;
6) Observe, na placa, os pontos de ligação do altifalante (confira a foto 1);
7) Retire o fio de cor preta mantendo o de cor vermelha que é massa (leve em consideração a posição e não a cor, o chinês pode não respeitar estas cores em todos os rádios);
8) Solde no ponto assinalado na foto 3.
O ponto corresponde ao terminal vivo do Jack de 2.5mm usado para ligação de um altifalante externo. Este Jack tem dois pontos de sinal sendo que um deles fica interrompido quando se introduz a ficha. É neste que deve ligar o fio do altifalante interno. Se for no que tem sempre sinal, o audio não será cortado quando ligar o cabo de dados ou um altifalante externo.
9) Monte provisoriamente o rádio e teste. Se estiver tudo bem, termine o trabalho.

Alguns sites com tweaks que pode fazer no seu Radioddity:
Radioddity GD-77 modifications / mods
Alignment, tweaks, and flash memory corruption recovery for your Radioddity GD-77

Agradecimentos ao CT5INX pelo trabalho executado e ao CT2ICD pelas fotos.
Este foi um verdadeiro trabalho de equipa em benefício do radioamadorismo e dos ouvidos mais sensíveis!

Categoria livre: