OpenGD-77: Um definitivo adeus ou uma breve pausa?

Separadores primários

Foi com surpresa que, este fim-de-semana, surgiu a notícia do fim do projeto de código aberto OpenGD-77, um firmware alternativo para alguns HT DMR que lhes conferia funcionalidades mais próximas dos equipamentos de amador.
Além disso, também lhes adicionava funções de acessibilidade únicas para este tipo de equipamento, criando acesso às funções, configurações, listas de TG, indicativos, etc, através de prompts de voz.

Neste blog existem várias entradas, reunidas na tag OpenGD-77, com informação sobre configuração e utilização deste firmware alternativo.

O OpenGD-77 foi originalmente concebido por Kai DG4KLU. Desenvolvimento adicional por Roger VK3KYY, recentemente assistido por Daniel F1RMB, Alex DL4LEX, Colin G4EML e muitos outros.

Na página do FaceBook, pode ler-se a seguinte entrada sobre o fim do projeto:

"IMPORTANTE

Devido a problemas com a licença de software, não é mais possível criar e distribuir os binários do firmware. Isto ocorre porque a licença de software requer que o código-fonte do projeto esteja disponível. No entanto, isto é impossível porque aproximadamente 30% do arquivo de firmware vem do firmware oficial que é de código fechado.

O firmware é relativamente estável e fornece transmissão e recepção de áudio DMR e FM, bem como um modo hotspot DMR. No entanto, atualmente não suporta algumas funcionalidades principais que o firmware oficial suporta. Nem todas as funcionalidades fornecidas no firmware oficial provavelmente farão parte deste firmware, porque alguns recursos como criptografia são explicitamente proibidos aos operadores de Rádio Amador. (...)"

Veremos se será possível ultrapassar este problema e voltar ao desenvolvimento do firmware.

Entretanto, embora seja de lamentar o fim do projeto, os HT com o último firmware têm um funcionamento estável e com um excelente nível de acessibilidade e usabilidade.

Na nossa área de manuais e tutoriais podem encontrar para download os últimos ficheiros, incluíndo a última versão do CPS, último firmware estável e de desenvolvimento. Também juntamos o manual atualizado.

Esperamos voltar a dar boas notícias...

Categoria livre: