OpenSpot 3 - 2 novidades interessantes

Separadores primários

Isto não é publicidade, não é necessário, mas já é consensual, a Shark RF, empresa Estoniana, tem um dos melhores, talvez o melhor, Hotspot do mundo.
Se a versão 2 do OpenSpot já era muito boa, com o lançamento, ainda relativamente recente, da versão 3, o avanço foi enorme em algo que parecia ser já perfeito.
Não vale a pena falar das funcionalidades deste último, basta dizer que possibilita o modo cruzado entre DSTAR e qualquer outro modo por hardware, mas é interessante o desenvolvimento contínuo do software de suporte, com melhorias constantes e novas funcionalidades, muitas vezes a pedido dos amadores.
O problema é que, em geral, instalamos, configuramos e nunca mais voltamos à página das configurações. E não nos apercebemos das novidades…
Para os mais distraídos, descrevo duas delas, uma das quais, a da opção de forçar o Unlink por botão físico, foi introduzida por minha sugestão.

Começamos por esta.

*Forçar o Unlink: Já todos sabemos da dificuldade de desconectar uma ligação porque os conversadores não dão aquele espaço que as regras de etiqueta amadorística mandam. É possível forçar o Unlink através da interface do OpenSpot, mas nem sempre se está com o smartphone ou computador por perto.
No firmware mais recente é possível fazer o Unlink de qualquer modo pressionando 3 vezes o botão de Power.
Por defeito, essa função está desativada.
Para ativar, entre em Settings do perfil pretendido. Vá até Miscellaneous e marque a opção Unlink when power button pressed 3 times. Clique em Save.
Não esqueça que terá de repetir esta configuração em cada perfil.

*Receção através do computador ou smartphone: Esta já não é exatamente nova, mas vale lembrar. Desde o firmware de abril existe a opção de fazer escuta pelo PC ou smartphone.
Entre na página principal do Openspot 3 e clique no gráfico de escuta. Passará a ouvir a estação que tiver sido ativada, pelo rádio ou pela interface direta do hotspot.
Mas agora o toque mágico…
CTRL + M ativa e desativa o áudio;
CTRL + V aumenta o volume;
CTRL + B baixa o volume.

Fiquem atentos às atualizações, talvez apareçam mais coisas em breve!

Categoria livre: