Com borrachas escolares de apagar e outros materiais pode-se improvisar martelinhos úteis para pesquisar defeitos intermitentes em rádios antigos e para testar válvulas e capacitores variáveis microfônicos.
Soldas frias em componentes, maus contatos em pinos de válvulas, terminais oxidados, todos podem causar o funcionamento intermitente de circuitos: às vezes basta uma leve batida em algum ponto do aparelho para que este se torne "mudo".
Maus contatos ou curtos internos nos elementos das válvulas, soquetes com conectores oxidados, também são causa frequente de intermitências. A localização do ponto exato onde ocorrem esses defeitos pode ser facilitada com o emprego de "martelinhos" improvisados com borrachas escolares, para percussão nos pontos suspeitos.
Martelinhos de borracha também podem ser úteis para descobrir válvulas ou capacitores variáveis microfônicos, causadores do defeito de realimentação acústica ("uivos").
Houve modelos de equipamentos que se notabilizaram por esses defeitos, causados por válvulas EF86, por exemplo, defeituosas, ou por capacitores variáveis de placas muito finas, montados com suspensão deficiente.
Na fotografia, dois martelinhos improvisados com borrachas escolares tipo "Mercur" e um com espuma de poliuretano usada para vedação.
-- (Baseado em um tópico publicado em "Radiomanuale" da Itália).