


Quando não se tinha o manual de serviço do receptor, a única alternativa era o técnico levantar o esquema a partir do próprio circuito do aparelho - para orientar futuras reparações.
Esquema do estágio de alimentação do rádio Philips modelo 451, da década de 1940, fabricado na Argentina. Este receptor foi também comercializado no Brasil. É um receptor de mesa para redes de CA/CC de até 250 V e conta com um sistema de "sintonia automática" de estações, funcionando através de toque em botão, com mecanismo de ajuste prévio do ponto de sintonia.
Usa as válvulas EF9, ECH3, EF9, EBF2, o 'olho mágico " EM4, CL4, CY1 e C1. "Sus 8 válvulas de várias funciones rinden por 12", destacavam as propagandas do receptor, na época. O Philips tipo 451 foi fabricado pela indústria argentina FAPESA, da Philips. A FAPESA significa Fábrica Argentina de Produtos Eletrônicos S.A. (semelhante à IBRAPE do Brasil), fundada em 1934.
O diagrama esquemático do receptor Philips 451 é muito difícil de ser encontrado, desde a época de fabricação do produto. Nem no site Radio Museum está disponível.