


(usado nos modelos B481 e B482)
Sintomas: perda gradativa de sensibilidade em OM, OC e em FM. Apenas estações locais fortes conseguiam ser ouvidas, com distorção e nível muito baixo de sinal, em OM e FM.
Injetando-se um sinal modulado, através de um capacitor em série de 0,05 uF, na base dos transistores T303 e T201, e examinando-se o sinal de saída com osciloscópio, constatou-se que o estágio de FI de AM/FM (grupo 200 no esquema) não estava operando corretamente. O sinal na saída do estágio estava grandemente atenuado, sem ganho, aplainado, sem curva característica de seletividade.
Retirados do circuito, os transistores apresentavam-se normais, nas medições. No circuito, algumas polarizaçoes dos transistores não correspondiam às tensões mostradas no manual de serviço. Era evidente que havia componentes em curto ou com fugas, "matando" o sinal de RF no estágio.
Diagnóstico: capacitores C203, C206, C207, C208, C209, C215, C216, C222 das bobinas de FI com problemas, inclusive dentro das canecas de blindagem. Alguns capacitores estavam abertos, praticamente sem capacitâncias; um estava em curto; a maioria apresentava um aspecto sujo e escurecido, no revestimento, como se tivesse sofrido alguma contaminação (fungos?). O defeito nos capacitores provocava baixo Q e perda de ressonância nos indutores de FI, com consequente diminuição da sensibilidade do receptor.
Recomenda-se que, no caso de defeito semelhante, seja feita uma revisão geral do estado dos capacitores, principalmente os cerâmicos, do estágio. Por relatos de alguns leitores, houve lotes de capacitores nacionais que apresentaram grande porcentagem de rejeição, na época, na Philco e em outras indústrias, por defeitos de fabricação, principalmente em virtude de curtos entre os lides, porosidades ou contaminações no revestimento cerâmico.
-- (Com a valiosa contribuição do engenheiro e colega radioamador, Celso Francisco Schmidt, PP5CFS, na solução do defeito. Com apenas uma passada de olhos pelo esquema, foi direto nos principais responsáveis pelo defeito: os capacitores escondidos, de fábrica, dentro das FIs!).