
Dentre as publicações técnicas da época de ouro da eletrónica brasileira, uma é pouco lembrada:
a revista Electron.
Bimestral, foi lançada como revista de engenharia eletrónica, em janeiro de 1964, pela Editora Etegil de São Paulo. Seu diretor era o engenheiro Adalberto E. Miehe, que atuou também na Ibrape e em outras publicações técnicas de eletrónica. Na produção estava Alfredo Franke.
Os artigos publicados eram bastante avançados. Entre os colaboradores permanentes da revista estavam profissionais da divisão de eletrónica do ITA, do Instituto de Pesquisas da Marinha, do IPD/CTA, da Ibrape, do laboratório da Fapesa (Argentina), do Instituto Militar de Engenharia, do departamento de eletrónica da EPUSP, Inbelsa, Telefunken e vários outros.
A redação e a administração da revista ficavam na avenida Guilherme Cotching nº 85, São Paulo. A circulação era por assinaturas, mas também teve venda avulsa, inclusive em bancas, o que era surpreendente para uma revista de engenharia. O fato atesta que havia público, na época, interessado em informações de alto nível sobre eletrónica. Preço do exemplar de lançamento: Cr$400,00.
Entre as matérias das primeiras edições estavam, por exemplo, artigos como: "Aplicações Industriais do Aquecimento por Radiofrequência", "Amplificadores Lineares com Diodo Túnel", "Receptores de Comunicações" (uma excelente série de Helmuth Pecina, sobre o E 127 da Telefunken do Brasil), "Filtros Mecânicos", "Equipamento de Campanha AN-GRC-9 para as Forças Armadas", "Análise do Detector Super-Regenerativo", "Técnica de Medição do Valor Eficaz Verdadeiro" etc.
Electron durou por alguns anos. A publicação teve um importante papel na difusão da tecnologia nacional de eletrónica, bem como em projetos, aplicações e pesquisas. Muitas das suas matérias viravam temas de aulas nas universidades. Serviu também como fonte de informações para os experimentadores e reparadores mais adiantados, que buscavam se aperfeiçoar na teoria de novidades técnicas como a da TV em cores com semicondutores, comunicações em SSB, amplificadores operacionais, amplificadores de potência de RF transistorizados etc.