Antigamente, transformador de saída de áudio, para reposição em receptores valvulados, era componente difícil de ser encontrado.
Nos equipamentos das grandes marcas, como Philips e Telefunken, por exemplo, havia a alternativa de encomendar o componente, através do serviço de assistência técnica, diretamente ao fabricante do receptor.
Nos demais casos, quando fornecedores como Wilkason, Ultra Sinus, Luzito ainda davam os primeiros passos na fabricação de peças para reposição, a solução era recorrer aos profissionais autônomos que enrolavam transformadores.
Assim, era motivo de alegria para os reparadores quando caía em suas mãos, para conserto, algum aparelho com transformador de saída tipo "universal" importado, como um Peerless, ou seja, com impedâncias que permitissem a utilização com diversas válvulas.
O transformador era cuidadosamente desmontado e as características dos enrolamentos anotadas. Com transformadores tipo "universais" era possível solucionar o problema de reposição do componente para funcionamento com válvulas de saída/equipamentos diferentes, escolhendo-se a derivação adequada para fazer o casamento de impedâncias correto.
No desenho, dados para a construção de transformador com secundário para alto-falantes com bobina móvel de 4 a 6 ohms, com impedância refletida no primário de 600 a 15 mil ohms, semelhante ao Peerless U-85.
O núcleo de ferro é tipo E-I, com +- 4,7 cm de largura e empilhamento de +- 1,5 cm. Perna central do núcleo é de +- 1,5 X 1,5 cm. O primário tem um total de 2.905 espiras de fio #39, com derivações na 550, 685, 785 e 885.a espiras. No original, a isolação no enrolamento primário era com papel, feita somente nas saídas das derivações.
O enrolamento secundário, para +- 5 ohms de impedância, é feito com 50 espiras de fio de cobre #26. No secundário não era adotada isolação entre camadas.
A tabela original da Peerless mostra as diversas configurações de impedâncias possíveis para o primário. Caso o transformador seja usado em circuito como carga de aproximadamente 5.000 ohms, por exemplo, as ligações a serem usadas são as dos terminais "1" e "3" do enrolamento. As demais, bem como as válvulas e suas impedâncias características, podem ser vistas nas tabelas.