Os Cantores do Rádio

Separadores primários

Read time: 2 mins

"Nós somos as cantoras do rádio
Levamos a vida a cantar
De noite embalamos teu sono
De manhã nós vamos te acordar (...)"

Imagem de um cão com auscultadores a ouvir o rádio


Assim começava uma popular canção gravada pelas irmãs Carmem e Aurora Miranda composta por Lamartine Babo, João de Barro e Alberto Ribeiro e gravada pela editora Odeon em 1936.

Falava da magia da rádio, dos cantores que, noite e dia, animavam, faziam companhia, afastavam a solidão de tantos que encontravam nessa caixa mágica uma amiga, uma confidente.

"Os cantores do rádio" serve também de título a uma série de músicas brasileiras, portuguesas ou internacionais que, nesses tempos fantásticos em que a rádio era rainha, foram cantadas até à exaustão, provocando fortes emoções entre tantos que as ouviam absorvendo os sons e as palavras que saíam de uma "torneira" que se abria e deitava música!

Ao clicar na galeria de áudio Os cantores do rádio encontrará uma extensa lista com amostras destes sons que nos embalaram o sono, nos ajudaram a acordar ou estiveram presentes nos bons e maus momentos da vida.

Cada vez que aceder a este link será sorteada uma música diferente. Cada música tem cerca de um minuto e meio constituindo uma amostra fiel e genuína dos momentos que encantaram a rádio.


Canto, pois sei que a minha canção
Vai dissipar a tristeza
Que mora no teu coração

Canto para te ver mais contente
Pois a ventura dos outros
É a alegria da gente
Bum, bum, bum...

Canto e sou feliz só assim
Agora peço que cantes
Um pouquinho para mim

Se dispõe de alguma gravação antiga, mais de 40 anos, pode enviá-la para que seja adicionada a esta lista. Poderá vir em qualquer formato áudio e, preferêncialmente, com detalhes do cantor, título, autor e tudo o mais que ajude a identificar e localizar no tempo a referida gravação.

Para isso use o seguinte endereço de correio electrónico: