Rádio restauro

Separadores primários

Restauro de rádios antigos
Imagem animada de um rádio antigo
Rádio em más condições de conservação
O mesmo rádio visto por trás

São antigos mas não são velhos. Resistiram ao tempo, ao uso e ao desgaste. Foram vítimas de maus-tratos e de abandono num qualquer sótão ou cave húmida. Mas agora encontraram quem trate deles. Quem lhes reconstrua a caixa bolorenta, quem lhes limpe a ferrugem do chassis e lhes restitua o som e a sensibilidade perdidas.

Alguns remédios para este milagre podem ser encontrados nas páginas seguintes; outros, o tempo e a experiência, tratarão de os obter. A história passada e a memória futura agradecer-lhe-ão cada rádio restaurado, cada rádio resgatado ao abandono, cada rádio roubado à destruição implacável do tempo.

Para que esse trabalho seja ainda mais frutuoso, a vossa colaboração é fundamental. Dicas, esquemas, relatos de restauros efectuados, fotos, serão bem-vindas. Também são importantes sugestões, críticas ou correcções.

Introdução:

A criação desta série de artigos sobre recuperação de receptores antigos não tem por finalidade fornecer conhecimentos profundos sobre electrónica, sobretudo numa área, as válvulas, em que, hoje, só por carolice ou paixão se mexe. A ideia é fornecer dicas simples e alguns meios de diagnóstico que ajudarão a detectar avarias, causas e possíveis reparações.

Nos casos mais difíceis dever-se-á recorrer a um técnico capacitado para este tipo de trabalho nada comum hoje em dia, alguém que tenha conhecimentos, paciência e material de reposição. A lista de reparadores de rádio que aparece neste dossier pode ser de grande utilidade.

Serão apenas abordadas questões relativas à recuperação da parte eléctrica deixando de lado a recuperação de caixas e restantes componentes por total inabilidade nossa para esses trabalhos!

Esperamos assim contribuir para uma melhor preservação e funcionamento destes objectos de tão grande valor estimativo e de grande importância para a preservação da história do mais fascinante meio de comunicação: a Rádio.



Menus:



Comentários

Olá a todos!

Estou a recuperar um "TELEFUNKEN Caprice 101", comprado pelo meu pai por volta de 1969 ou 1970, infelizmente já não me pode confirmar a data. Funciona bem mas a caixa estava partida - está ficar como nova graças a paciência, cintofer e lixa - e a lâmpada do dial está partida.
Gostaria de saber - já que os meus conhecimentos de electrónica são quase nulos - se posso substituir a pequena lâmpada do dial por um moderno LED. A título de curiosidade: qual a voltagem de uma dessas lâmpadas?

Antecipadamente grato pela informação/orientação!

Vítor Santos - Condeixa-a-Nova (Vitor.Santos@DRCE.MIN-ECONOMIA.pt)

Caro Vítor, não é muito conveniente substituir a lâmpada por um Led, por dois motivos, a tensão de alimentação da lâmpada é de 12Volts e em corrente alterna. O Led funciona com 1,5-3Volts e com tensão contínua. Teria de colocar uma resistência de queda de tensão e um diodo rectificador.
Além disso retira a originalidade do rádio.
Procure, não vai ser difícil de encontrar a lâmpada em lojas de artigos eléctricos ou de electrónica.
Também poderá utilizar, embora dando menos luz, uma lâmpada das usadas nas iluminações de Natal.

Agradeço muito a informação/orientação. Acho que tem toda a razão. Vou desistir da ideia do Led e tentar encontrar uma lâmpada idêntica. Muito obrigado! Bom fim-de-semana e um abraço amigo!

Vítor Santos - Condeixa-a-Nova

This comment has been moved here.

Boa noite.
Sou um apaixonado por rádios antigos. Tenho alguns que erdei da família que prezo bastante. No entanto a minha dúvida, se me poderem ajudar agradeço, prende-se com um rádio que pretendo comprar através da internet. A marca é SCHAUB-GOLD SUPER W35P-3D e o vendedor garantiu que funciona na Frequência Modelada (FM). Será?
Obrigado.

Caros coleccionadores
Caso tenham dificuldade em arranjar botões o querem fazer alguns
botões podem conctatar por email jdvc@clix.pt.
Exemplos de botões no meu blog

´boa noite caros srs .tenho um radio que foi o meu pai que fez artesanalmente da radio escola alvaro torrao e queria colocalo a trabalhar mas nao sei quais as referencias das vavulas e a sua localizaçao agradeço se poderem dar me essa informaçao.obrigado

Olá amigo Paulo,
tenho alguma informação sobre esse KIT.
Pode-me contactar para :
edison@netvisao.pt

cumprimenta
Carlos

Gostaria de receber as informações sobre esse kit se for possível.

e-mail: joaoboscotc@gmail.com

Desde já agradeço,
João Bôsco T. C. - Mariana - Minas Gerais - Brasil

Array

Tenho um rádio desses montado
por mim há muitos anos.
Se ainda não resolveu o problema
contacte-me que posso tentar resolver.


Faça um donativo!

Faça um donativo!

Agora é mais fácil com Paypal!

Com o paypal.me pode contribuir para o site em qualquer moeda e em qualquer valor com a segurança desta plataforma.

Clique aqui para ajudar com o que quiser, com o que poder.