[Portugal] Colecionador Júlio Branco

Separadores primários

Imagem: 
Júlio Branco com as suas netas
Foto de um recetor Schaub

Dados obtidos em outubro de 2006

  • Início da colecção: 2003
  • Nº de receptores: 22
  • Rádio mais antigo: Philco - 1932
  • Rádio mais recente: Telefunken - 1951
  • Rádio mais caro: €150,00
  • Rádio mais barato: €10,00
  • Rádio mais pequeno: 24x16x13cm, Philips
  • Rádio maior: 60x40x26cm, Schaub
  • Última compra: Há menos de 1 ano
  • Local de exposição: Sala apropriada

Foram as saudades de mais de 30 anos de trabalho em informática que levaram Júlio Branco a iniciar a sua colecção. Mas, na realidade, ela tinha começado muito mais cedo, por volta de 1967, com um rádio salvo às cheias do Ribatejo.

Depois de se ter aposentado, passou por um período de reflexão, tendo iniciado outras colecções, mas foi em meados de 2003 que foi ao sótão e pegou em dois ou três rádios que lá tinha sem trabalhar, claro "sei que um era Telefunken, Philips e um RCA, que em tempos me tinham dado. Olhe um andou numa cheia na zona do Ribatejo em 67. Não há memória de tão enorme acontecimento em Portugal, com a grandeza das chuvas torrenciais que caíram naquele ano, e também no meu antigo stock de válvulas e outros componentes, adquiridos na década de 60, antes de iniciar o serviço militar obrigatório."

Foi após este cumprimento de 4 anos, que enveredou pela informática, tendo ingressado na IBM.

Em 2003, com esses componentes ainda conseguiu por um desses rádios a funcionar, e com um "toque aqui, outro ali, pu-lo quase como um original, cujo aparelho faz parte da minha colecção. Atrás desse foram os outros, e assim sucessivamente."

Alguns foram comprados na feira da ladra "todos partidos e ressuscitei-os, aliás só os comprava assim, pois no meu entender, assim é que se ganha amor pelo rádio" diz Júlio Branco.


Alguns exemplares da sua coleção.

Se pretender entrar em contacto com este coleccionador, pode fazê-lo, usando os dados referidos abaixo:

Júlio António de Jesus Branco
E-mail: juliobranco5@gmail.com

Comentários

Retrato de jabranco

Sr. António Paiva,

Dando resposta ao seu pedido feito em “www.minharadio.com”, cujo pedido reencaminhado pelo diretor do site, Sr. António Silva, tenho todo o prazer em o ajudar no que me possível.

Lembro-me perfeitamente de andar a percorrer tudo quanto era sitio em Lisboa, os passos que deu, na altura também dei, também tive experiencias muito pouco dignificantes das pessoas que se encontravam por de trás dos balcões, e fi-lo só por uma razão, se tinha de comprar preferia-a faze-lo em Portugal. Ainda me indignei com um comerciante na Rua das Portas de Santo Antão, são episódios que nos acontece e sobretudo, e infelizmente, a pessoas que considerei ignorantes no seu ramo. Mas já passou, e o que interessa é que eu tive que me virar para o local que antecipadamente já sabia onde encontrar.

Penso que o que você necessita está aqui neste site foi onde o adquiri, não era para mim, mas sim também para um amigo que me pediu para o recondicionar, o site é este:

http://www.turntableneedles.com/ELECTRO-VOICE-5340_p_3749.HTML

Aceda a ele confirme se é o que pretende e adquira-o, neste momento está disponível.

Qualquer duvida estarei ao seu dispor

Telemóvel 964112469

Cumprimentos/Best Regards
Júlio Branco
juliobranco5@gmail.com
http://www.radiomuseum.org/collection/julio_branco.html
http://jbranco.aminharadio.com

Júlio Branco

Retrato de jabranco

Ex.mo Sr. António Paiva

Como se costuma dizer mais vale tarde do que nunca...........
As minha sinceras desculpas, não é hábito meu ter este comportamento não responder seja a quem for.
Mas se ainda dor a tempo e se não tiver o seu ploblema resolvido colaborarei consigo de boa vontade, e sei onde adquirir a cabeça para o seu equipamento.
Contacte-me por favor para juliobranco5@gmail.com
com os meus cordiais cumprimentos
Júlio Branco

Júlio Branco

Sr. Júlio,

Vejo que possui um belo nordmende elektra 58 P, tenho também um e precisa de reparação, pelo que preciso do esquema do mesmo, o senhor teria o esquema que me facultasse? Obrigado. email: mr.marvoffline@hotmail.com

Array