A história dos amplificadores a válvulas
Paulo (Nick name TD 124) publicou uma série de artigos no fórum Áudio PT sobre a história dos mais interessantes amplificadores a válvulas que se construiram até hoje.
Sobre esta compilação, o seu autor adverte:
"Peço a todos que compreendam uma coisa, os gira-discos são a minha paixão, os amplificadores a válvulas são o meu trabalho !!!, vou tentar ser tão conciso e envolvente (como alguns me disseram), como fui para os GD, mas falar de trabalho e de paixão não é a mesma coisa. Como Camões pediu às musas do Tejo ajuda para os Lusíadas, peço a vocês indulgência se me desvio do caminho."
Foi um trabalho notável, feito com seriedade, ou seja, respeitando os intervenientes que construíram estas máquinas (todos nomeados), a história destes objectos que ultrapassaram o estado de matéria inanimada para nos proporcionar emoções, entrando assim hum pouco no mundo dos humanos.
Os textos e fotos que fazem parte desta saga, foram gentilmente cedidos pelo seu autor e publicadas com a autorização do Áudio PT.
Uma vez que foram feitos com o objectivo de uma publicação em fórum, em vários artigos e de uma forma muito leve e perto da oralidade, alteramos e corrigimos os textos, adaptando-os à nossa estrutura e a um estilo mais clássico.
No entanto foi mantido todo o conteúdo técnico e descritivo dos textos originais.
- QUAD II: A Inglaterra abre o baile
- Marantz 8B: Os Estados Unidos entram na dança
- McIntosh MC275: Xeque-mate
- Mudança de era
- Audio Research D79 e Conrad Johnson MV75
- Air Tight ATM-1: A renascensa do classicismo
- Lectron JH30: O manifesto da terceira via
- Sonic Frontiers Power One: A concepção total
- Luxman MB300 e LAMM ML2.1: Os tríodos são eternos
- Leak TL12: O primeiro dos grandes clássicos