Manuseadas milhões de vezes, colocadas no leitor, virando para o lado B, colocando na caixa, quantas vezes nos perguntamos para que servem aquelas janelas retangulares e orifícios?
Vista de cima
Aqui não existe grande novidade. As dimensões da caixa são 10 cm x 7 cm x 0,8 cm (1,2 cm, na parte mais larga).
A fita tem uma largura de 3.81 mm e comporta duas pistas em duas direcções.
Como a cassete é reversível, tem o lado A e o lado B, o que temos de um lado é repetido do outro de forma inversa.
Os dois orifícios dentados onde cabe, estrategicamente, uma esferográfica, servem para assegurar a tração da fita. O da esquerda é o "debitador" e o da direita o "receptor".
Entre eles existe uma janela retangular onde se pode ver a quantidade de fita existente em cada rolo.
Na parte inferior existe uma saliência retangular, cujos lados são ligeiramente inclinados. Esta saliência tem 4 orifícios, 2 mais perto do lado esquerdo e 2 mais perto do lado direito, de forma a criar uma simetria quando se inverter o lado da cassete.
O primeiro orifício do lado esquerdo e o primeiro do lado direito estão posicionados mais perto do fim da cassete e serão alinhados com o veio do capstan do deck. Junto com o rolo de pressão, assegurarão a tração e tensão correta da fita.
Os 2 orifícios que se situam um pouco mais acima e com o diâmetro ligeiramente inferior assentarão em 2 pinos existentes no deck, assegurando o correto posicionamento da cassete no compartimento e evitando que se mova.
Vista de frente
Na parte frontal existem 3 janelas retangulares grandes e 2 bastante mais pequenas.
A janela do lado esquerdo recebe a cabeça de apagamento. A do meio, que tem uma mola metálica e um feltro no centro, recebe a cabeça de gravação/ leitura. A mola serve para pressionar a fita contra a cabeça, assegurando assim um contato perfeito com a fita.
A janela do lado direito recebe o rolo de pressão. Este rolo pressiona a fita contra o veio do capstan, que entrou no orifício posicionado logo por cima.
As 2 pequenas janelas podem ser usadas para ativar o mecanismo de auto-stop. Este mecanismo pode ser ativado por uma pequena língua de plástico que exerce uma ligeira tensão sobre a fita. Quando a fita chega ao fim exerce tensão sobre a peça de plástico, obrigando-a a mover-se para trás, accionando o auto-stop.
Em geral, é o orifício da esquerda que é utilizado.
Vista de trás
São conhecidas por todos as duas janelas que se encontram em cada topo da parte traseira da cassete. Quando estão fechadas, a cassete pode ser gravada. Quando são quebradas, a cassete fica protegida contra gravação acidental.
Mas existem mais janelas cujo o número e posição varia com o tipo de cassete.
Quando existe uma janela logo a seguir à de proteção contra gravação, identifica a cassete como do tipo II, ou seja Dióxido de Crómio.
Uma janela mais fina perto do centro indica que se trata de uma cassete do tipo IV, Metal.
Estas janelas servem para indicar ao deck qual o tipo de fita que vai ser gravado ou lido e accionar a respetiva equalização.
Os decks que detetam automaticamente o tipo de fita têm, no topo do compartimento da cassete, pequenos micro interruptores que se accionam, ou não, mediante a presença destas aberturas.
Simples e prático!
Quaisquer dúvidas, usem a nossa área de comentários.