O prazer de ouvir música foi acompanhando a evolução tecnológica registada ao longo do século XX.
Dos velhos receptores de galena aos superheterodinos, dos fonógrafos à gravação em micro sulcos, a revolução foi enorme, rápida e avassaladora.
É no fim da segunda guerra que surge o conceito de "alta fidelidade", motivado pelo aparecimento da gravação em fita magnética, os discos com gravação em micro sulcos (os populares 33 e 45rpm), a estereofonia e a frequência modulada.
É nessa altura que engenheiros conceituados ou simples curiosos se dedicam à construção de equipamentos de reprodução áudio que, pela sua complexidade, engenho, curiosidade e, acima de tudo, extrema qualidade, constituíram um marco na história do som e uma revolução na forma de ouvir música.
As décadas seguintes viram nascer marcas de culto como a Quad ou a Leak na Europa, a Scott ou a Sansui nos Estados Unidos, a Marantz ou a Luxman no Japão.
Tal como temos preservado a memória da rádio, propomo-nos agora, também, preservar a memória do áudio, publicando artigos, fotos, detalhes técnicos, etc, de uma época de ouro que, felizmente, teima em não desaparecer.
- Regresso ao vinil
- A nostalgia das cassetes
- Válvulas, o que temos?
- O Alto Romantismo e o som da Música gravada
- A história dos amplificadores a válvulas
- Gira-discos que fizeram história
- Introdução aos amplificadores a válvulas
- Ajuste de BIAS em amplificadores a válvulas
Comentários
Regence Audio
Dom, 2015-09-13 22:23
Ligação permanente
Grande Paixão
Mais uma vez parabenizo o site. Precisamos difundir mais as enormes qualidades dos Hi-Fi da época de ouro dos valvulados! Não se fazem mais prés e powers como se faziam antigamente.
Abraço da REGENCE AUDIO
www.regenceaudio.com