Falecimento da atriz Eunice Muñoz

Read time: 0 mins
Data: 
Sexta, Abril 15, 2022 - 00 to Sexta, Abril 15, 2022 - 23

A 15 de abril de 2022 morreu, aos 93 anos, a atriz Eunice Muñoz, a grande dama do teatro português que "não podia ser outra coisa”.

Eunice Muñoz (1928-2022): uma “mulher simples”, “mãe de seis filhos, com netos e bisnetos” que se dizia “uma pessoa como outra qualquer”

Com 80 anos de carreira, Eunice Muñoz, porém, é o teatro.
“Sou uma pessoa como outra qualquer”, e gostava de ser lembrada assim, como uma “mulher simples”, embora não pudesse "deixar de ser atriz", disse à agência Lusa, no passado mês de setembro.

Na altura, preparava o regresso aos palcos para mais um ciclo de representações da sua derradeira peça, “A margem do tempo”, do alemão Franz Xaver Kroetz, que interpretou com a neta Lídia Muñoz, em diferentes palcos do país.

Dez anos antes, quando assinalou os 70 anos sobre a sua estreia, ocorrida no palco do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, as suas declarações tinham já a essência dessa vontade, de ser lembrada como a pessoa comum que, no entanto, procurou “fazer sempre melhor”, pois “não podia ser outra coisa, só podia ser atriz”.

Eunice Muñoz só se afastou dos palcos dos 23 aos 27 anos, depois do nascimento da primeira filha, quando já somava uma década de trabalho e dezenas de personagens por si interpretadas, no final da carreira, em 2012, e entre 1972 e 1976, altura em que a televisão e a gravação de poetas portugueses ocuparam os seus dias.